Manifestação

Taxistas protestam contra o Uber na Agamenon Magalhães

Vinícius Barros
Vinícius Barros
Publicado em 16/11/2016 às 7:04
Leitura:

Manifestação teve início por volta das 6h30 / Foto:Bobby Fabisak/JC Imagem

Manifestação teve início por volta das 6h30 Foto:Bobby Fabisak/JC Imagem

Uma manifestação promovida por taxistas interditou o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães, na área Central do Recife na manhã desta quarta-feira (16). O grupo montou bloqueio nas proximidades da Praça do Derby. Os manifestantes atearam fogo na pista, deixando o trânsito bastante confuso.

Entulhos e pneus foram queimados, enquanto o grupo segurava faixas contrárias ao aplicativo de transporte privado individual de passageiros Uber. Orientadores da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estiveram no local para guiar os motoristas que seguem pela Agamenon Magalhães. O trânsito ficou bastante intenso na via. Alguns motociclistas conseguiram furar o bloqueio.  Outra interdição ocorreu no viaduto da Avenida Norte, sentido subúrbio.

Segundo informações da Rádio Jornal, a Polícia Militar precisou agir de maneira enérgica para interromper o ato feito pelos manifestantes e permitir que os Bombeiros realizassem a limpeza da via. Por volta das 7h50, após a ação dos Bombeiros, o trânsito voltou a fluir com normalidade.

Por meio de uma nota, a Prefeitura do Recife se pronunciou sobre o protesto realizado nesta manhã. Confira na íntegra:

As Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e de Assuntos Jurídicos do Recife informam que a Justiça proibiu a fiscalização dos motoristas usuários do aplicativo Uber, por meio de decisão liminar. A Prefeitura do Recife reitera que essa decisão é de caráter temporário e que o Poder Judiciário ainda não analisou o mérito da questão. O município mantém sua postura de seguir a Lei Federal 12.468/2011, que regulamenta o transporte remunerado de passageiros e em seu artigo 2º determina que “É atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros".

Esse é o mesmo entendimento defendido pelo Ministério Público Federal (MPF), através de nota técnica divulgada recentemente. A instituição recomendou ao Congresso Nacional a discussão e regulamentação das novas tecnologias que não são contempladas pela legislação atual. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre o tema. A ministra do Superior Tribunal de Justiça Fátima Nancy Andrighi também se posicionou defendendo que a regulamentação do Uber se dê por meio de Lei Federal.

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Bloqueio foi montado por volta das 6h30 - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Trânsito ficou bastante confuso na Agamenon - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Grupo se mobilizou contra o app Uber - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Trânsito ficou bastante confuso na Agamenon - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Grupo se mobilizou contra o app Uber - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Por volta das 7h50, os Bombeiros realizaram a limpeza da via - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Elaine Santana/TV Jornal
Bloqueio também foi montado no viaduto da Avenida Norte - Elaine Santana/TV Jornal

Sequência de protestos de taxistas

Em Recife, em março deste ano, no mês de lançamento do Uber, uma manifestação dos taxistas ocorreu a partir da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e seguiu até a Prefeitura do Recife. Já em maio, uma carreata foi feita pela Frente Táxi Recife e começou entre as Zonas Norte e Sul da cidade e foi até a Câmara dos Vereadores do Recife. O motivo de todos esses protestos foi sempre o mesmo: a prática das atividades do Uber.

Em julho, um outro protesto parou o trânsito na região central do Recife e ocupou as pontes Princesa Isabel e Buarque de MacedoEm agosto, taxistas fizeram um ato na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. Em setembro, foi a vez da Zona Oeste. A categoria se reuniu em protesto na Avenida Beira Rio, no bairro da Madalena e seguiram em carreata até a Prefeitura do Recife. 

A cobrança dos taxistas é que a Lei Federal 12.468/2011, que prevê exclusividade para categoria no transporte privado individual remunerado, seja fiscalizada. 

Mais lidas