Manifestações

Tarde de protestos trava o trânsito no Recife

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 14/04/2016 às 20:22
Leitura:

Abdias ficou travada por mais de uma hora devido ao protesto dos taxistas / Foto: @roseoliveira03 via Twitter

Abdias ficou travada por mais de uma hora devido ao protesto dos taxistas Foto: @roseoliveira03 via Twitter

Quatro protestos bloquearam o trânsito no Centro e nas zonas Oeste e Norte do Recife na tarde desta quinta-feira (14). Até as 20h, quem passou por vias da área central, como a Avenida Agamenon Magalhães, ainda percebiam o congestionamento causado por essas manifestações.

A última via a ser liberada foi a Rua José Bonifácio, na Torre, por volta das 19h30. Pedindo o pagamento de auxílio-moradia para cerca de 50 moradores da Vila Santa Luzia que perderam as suas casas em um incêndio de grandes proporções que atingiu a comunidade há mais de dois meses, os manifestantes atearam fogo em entulhos, interditando os dois sentidos da rua por cerca de duas horas e meio.

Protesto travou a José Bonifácio e o entorno da via

Protesto travou a José Bonifácio e o entorno da viaFoto: @briemont via Twitter

Por causa do protesto, o trânsito ficou caótico em outras vias do bairro da Torre e até da Zona Norte do Recife. A Rui Barbosa e a João Tude de Melo foram duas das que travaram.

Uma hora depois do início do protesto na José Bonifácio, taxistas fecharam a pista da Avenida Abdias de Carvalho que vai no sentido BR-232/Centro, no bairro dos Torrões, na Zona Oeste. O protesto aconteceu após profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro serem assaltados por um homem que usava "grampos de muro" para ameaçar as vítimas nos crimes. O suspeito foi preso, mas os trabalhadores afirmam que há outros grupos cometendo roubos na região e decidiram pedir mais segurança.

O protesto durou aproximadamente uma hora e travou os dois sentidos da Abdias. O trânsito na via ficou ainda mais complicado por causa de torcedores do Sport que se reuniram para aguardar a chegada do time para a partida desta noite contra o Campinense (PB). Como o ônibus não passou por lá, os rubro-negros foram até a Avenida Beira-Rio, na Madalena, parando o tráfego lá também.

No Arruda, protesto foi no cruzamento entre a Jerônimo Vilela e a Professor José dos Anjos

No Arruda, protesto foi no cruzamento entre a Jerônimo Vilela e a Professor José dos AnjosFoto: @alonewolfgentoo via Twitter

Outra manifestação que aconteceu ao mesmo tempo foi no bairro do Arruda, na Zona Norte. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o bloqueio, também com fogo, foi no cruzamento entre as ruas Jerônimo Vilela e Professor José dos Anjos. O motivo não foi divulgado.

O primeiro protesto já havia acabado quando os outros atos começaram. Foi uma caminhada de vigilantes, que começou por volta das 14h, na Rua Quarenta e Oito, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte, e seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista e pela Rua da Aurora até a Avenida Norte. Os manifestantes reivindicavam reajuste salarial de 20%, aumento do ticket alimentação para R$ 25 e gratuidade no plano de saúde.

BR-101 - Além dos congestionamentos no Recife, houve também engarrafamentos na BR-101, tanto no trecho Sul quanto no Norte. Quem pegou a rodovia no sentido Paulista/Recife enfrentou lentidão no trânsito devido aos buracos na pista e também a um caminhão que estava quebrado em uma das faixas. Em Joaquim Nabuco, na Mata Sul, um caminhão tombou no início da manhã e ó foi retirado da pista em direção à capital no fim da tarde. Durante todo o dia, só foi possível passar pelo acostamento da BR.

Mais lidas