Polícia

Taxistas são suspeitos de ameaçar motorista do Uber no Recife

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 21/03/2016 às 18:35
Leitura:

Uber chegou ao Recife no último dia 3 / Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Uber chegou ao Recife no último dia 3 Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

O delegado de Casa Amarela, Charles Gutierrez, deverá começar a investigar nesta terça-feira (22) taxistas suspeitos de ameaçarem um motorista do Uber durante o fim de semana em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. O Boletim de Ocorrência do caso foi registrado na Central de Flagrantes.

De acordo com o delegado, duas mulheres estavam em um restaurante na Avenida 17 de Agosto e chamaram o serviço pelo celular. Quando as duas passageiras já estavam no veículo, um taxista teria "trancado" o carro e ameaçado o motorista do Uber junto a outros profissionais. "A PM (Polícia Militar) foi chamada e, quando chegou, alguns fugiram", afirmou Gutierrez.

O delegado abrirá o inquérito através de portaria. "Vislumbro que houve crimes de ameaça, dano e talvez injúria", adiantou. "Como era esperado, já que ocorreu em várias capitais, está havendo uma resistência dos taxistas em relação ao serviço."

A versão do Sindicato dos Taxistas é diferente. Segundo o presidente da entidade, Everaldo Menezes, o táxi estava parado em frente ao restaurante aguardando um passageiro. "De repente encostou um carro do Uber e pegou as passageiras. O taxista se adiantou e trancou o carro por trás. O motorista do Uber deu ré e bateu no táxi", relatou. De acordo com Menezes, os outros taxistas são de um ponto próximo ao local e se aproximaram para verificar como havia acontecido o acidente. O sindicato prometeu dar assistência jurídica aos envolvidos.

Contra o polêmico serviço que chegou ao Recife no último dia 3, a entidade cobra dos órgãos municipais fiscalização sobre o uso do aplicativo. "Temos uma reunião na Assembleia Legislativa no dia 29 e, por enquanto, estamos esperando dos órgãos públicos a proibição efetiva. Já existe a lei para isso. Não estamos programando protestos", disse Menezes.

LEGISLAÇÃO - Em outubro do ano passado, foi sancionada uma lei municipal que restringe o uso de aplicativos de táxi e proíbe a atuação de motoristas e veículos que não atendam à lei federal 12.468/2011, que regulamenta a profissão de taxista.

É a mesma legislação usada pela Uber como defesa da atividade da empresa, pois só serviria para taxistas e não se aplicaria aos parceiros da empresa. As divergências de interpretações da lei dão espaço para que a empresa atue no Recife – onde, inclusive, tem CNPJ e paga Imposto Sobre Serviço (ISS), tributo que aplicativos como EasyTaxi e 99Taxis não recolhem aqui.

Mais lidas