#VEMDEBIKE

Ir de bike ao trabalho traz benefícios para saúde e para o bolso

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 05/03/2016 às 14:10
Leitura:

Pernambuco é o primeiro do Brasil a implementar a ação de benefícios para os servidores que pedalam / Foto: Hélia Cheppa/ Arquivo JC Imagem

Pernambuco é o primeiro do Brasil a implementar a ação de benefícios para os servidores que pedalam Foto: Hélia Cheppa/ Arquivo JC Imagem

Para fugir dos congestionamentos frequentes do Grande Recife e ter hábitos mais saudáveis, algumas pessoas deixaram os carros na garagem e adotaram a bicicleta, que muitas vezes só é lembrada nos finais de semana, para ir ao trabalho diariamente. E o melhor: algumas empresas apoiam esse novo hábito com estruturas para os ciclistas e até bonificações. 

Foi o que fez o empresário Túlio Caraciolo, 32 anos, que optou pela bike após encontrar dificuldade de estacionar no bairro do Recife Antigo, onde fica sua empresa. Com a mudança de hábito, ele já percebe mudanças positivas: "Não há necessidade de estacionar, no meu caso é o ponto mais positivo. Claro que o exercício é bom. Quando vou de bike, me sinto mais disposto", disse. No entanto, o empresário reclama da falta de segurança e de ciclofaixas.  

Túlio também gosta de incentivar os funcionários da sua empresa a adotar o modal, instalando, inclusive, chuveiros para quem desejar tomar banho após a pedalada.

As secretaria de Administração e de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco também são incentivadoras. O Estado é o primeiro do Brasil a implementar a ação de benefícios para os servidores que pedalam, com a Portaria Conjunta SAD/SETUREL nº 99, de 27 de outubro de 2015. A ação começou a valer efetivamente a partir de 3 novembro do mesmo ano.  

O servidor que decidir utilizar a bicicleta como meio de transporte para fazer o percurso de casa ao trabalho (ida e volta) ganha um dia de folga por cada período de 15 dias úteis de deslocamento. O controle dos deslocamentos fica sob responsabilidade do órgão ou entidade do servidor, assim como a folga. 

Muitos órgãos públicos identificaram a mudança de atitude nos locais de trabalho, onde algumas pessoas já adotaram a bicicleta como meio de transporte. Uma dessas funcionárias é a gestora governamental Viviane Araújo, 34, que utiliza a bike para fugir dos congestionamentos. "O ponto negativo é a falta de ciclovias e o desrespeito dos motoristas. Porém, na minha rota, eu uso a ciclovia da Avenida Boa Viagem, que é tranquila".  

PONTOS POSITIVOS DE IR PEDALANDO PARA O TRABALHO:  

- Exercício Físico: proporcionando benefícios para circulação e tônus muscular das pernas. Por ser uma atividade de baixo impacto, o risco de lesões também é baixo.  

- Meio Ambiente: a bicicleta não utiliza combustíveis fósseis e não emite poluentes.  

- Economia: o ciclista troca os gastos de gasolina, IPVA, estacionamento por uma tranca, capacete e luvas.  

- Tempo: dependendo do trajeto, a bicicleta pode ser mais viável, desviando dos congestionamentos.  

O  JC Trânsito decidiu fazer uma enquete no Twitter pra conferir a aderência da bicicleta como principal modal de locomoção. Mais de 360 internautas votaram - 9% escolheram a magrela para ir ao trabalho, mas a maioria, com 91% dos votos, prefere não ir de bicicleta.  

Os internautas apontaram a violência na cidade e a falta de ciclovias como os principais fatores para evitar a bike no cotidiano.

Mais lidas