Mobilidade Digital

Tecnologia a favor de uma mobilidade eficaz

Mariana Campello
Mariana Campello
Publicado em 31/12/2015 às 16:29
Leitura:

Aplicativos ajudam no trânsito / Foto: reprodução

Aplicativos ajudam no trânsito Foto: reprodução

A ?união entre a tecnologia e o trânsito pode ser o caminho para uma mobilidade mais eficaz nesses tempos? em? que engarrafamento virou algo permanente ?no Recife. Aplicativos para celulares, jogos, redes sociais ?deixaram de ser apenas entretenimento e ?se transformaram em ferramentas poderosas para ?a ?mobilidade.

Perfis ?no Twitter ?- como o ?@JCTrânsito? - informa?m? em tempo real sobre o ?t?ráfego??. Um dos que também auxiliam os condutores? no? Recife é o @PodeNaoRecife, que publica diariamente os desrespeitos e a falta de educação de alguns motoristas recifenses. O social media da página, Christian (que prefere não dizer o sobrenome para manter ainda um pouco do anonimato?), 42 anos, conta que criou a conta ?na rede ?para mostrar o quanto ?as infrações são comuns e tentar conscientizar os motoristas a pensar e mudar as suas atitudes,? além de? cobrar dos órgãos fiscalização e aplicação de multas?.? "O motorista nada mais é que um cidadão. Melhorar seu comportamento no trânsito é melhor?á?-lo como cidadão e, espero, melhorar a vida em sociedade", defende.

Outra forma de se atualizar sobre o trânsito são pelos aplicativos. Facilmente instalados nos celulares, auxiliam o usuário a contornar engarrafamentos ou vias interditadas, além de ter disponíveis serviços de táxi, ônibus e bicicleta. Para muitos especialistas, a tecnologia deve ser vista como uma aliada do trânsito. “Essa fórmula é válida para qualquer cidade que já tenha congestionamento ou virá a ter em curto prazo. Tudo o que vier a facilitar o uso do transporte público para seus usuários deve ser incentivado e prestigiado”, defende Luiz Célio Bottura, consultor de engenharia urbana e transporte e professor da Universidade de São Paulo (USP).

Mariana Campello/ NE10
- Mariana Campello/ NE10
Mariana Campello/ NE10
- Mariana Campello/ NE10
Mariana Campello/ NE10
- Mariana Campello/ NE10
Mariana Campello/ NE10
- Mariana Campello/ NE10
Mariana Campello/ NE10
- Mariana Campello/ NE10

O empresário Illk Asj, 25 anos, define os ?apps de? trânsito como uma ferramenta para vida urbana?. ?"Os aplicativos me ajudam a economizar tempo e resolver problemas de locomoção de forma rápida". O jovem utiliza três aplicativos diariamente: Waze, 99 Táxi e/ou Easy Táxi. "Uso os aplicativos para ir ao trabalho todo dia. Em média, faço uso entre 10 e 12 vezes na semana". Além dos apps, ele também verifica o Twitter quando não está dirigindo.

??No Grande Recife, um aplicativo que pretende auxiliar os usuários a trocarem o carro pelo ônibus é o CittaMobi. O app fornece informações, em tempo real, sobre os horários de partida e chegada dos coletivos da região. Com isso, é possível saber qual veículo está chegando na parada. O serviço foi desenvolvido através de uma parceria com o Cittati e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). ?Com o sucesso do aplicativo, ele foi estendido para outros estados e conta com mais de 2,5 milhões de usuários.

O serviço funciona com  mapeamento dos pontos de parada de ônibus de uma cidade. Depois, o aplicativo usa como base os pontos de parada mapeados - é necessário criar cadastros das linhas da cidade, saber quais empresas operam essas linhas, quais veículos estão em cada linha e quais os horários programados de passagem dos veículos. Após o cadastramento, são instalados nos ônibus pequenos transmissores, de modo que sua posição captada por GPS possa ser enviada constantemente por sinal de celular - utilizando a tecnologia GPRS - para os servidores do CittaMobi. As informações são recebidas e vão para uma base de dados e passa por cálculos para finalmente disponibilizar as previsões para o smartphone do passageiro.

Esse foi um dos aplicativos que ajudou o estudante de ciências aeronáuticas Mateus Paz, 19, quando se mudou para Recife?, vindo do São José do Egito, no Sertão, em 2014?. "Os apps me ajudaram bastante. Através do CittaMobi, por exemplo, pude facilmente me locomover pelo Recife sem ficar pedindo informações a todo mundo sobre parada de ônibus", disse?. 

VRUM Simulado prepara o internauta para tirar a carteira de motorista trabalhando o senso de direção

VRUM Simulado prepara o internauta para tirar a carteira de motorista trabalhando o senso de direçãoFoto: Reprodução

Mais uma forma de aprender mais sobre o trânsito é utilizando jogos. O site Atividades Educativas contém dezenas de games que mostram a importância dos agentes de trânsito e da atenção na hora de atravessar a rua. Em um deles, você vira profissional e precisa passar de fases para elevar o nível. O problema é que a maioria das atividades est?á? em inglês.

Um game para testar o?s? conhecimento?s? sobre sinalização? ?é o “trânsito ?e?ducativo”, no Jogos Onlines Grátis.? ?Outro jogo para mobile e computador bastante interessante é o VRUM Simulado. Ele prepara o internauta para tirar a carteira de motorista trabalhando o senso de direção e com conteúdo das provas para tirar a Habilitação. ?H?á centenas de questões teóricas das provas. Seu diferencial é a possibilidade de aprimorar a direção de carros e motos em várias situações tridimensionais com gráficos bastante razoáveis, além de treinamento do conteúdo prático e simulados.

Mais lidas