Infrações

CTTU vai usar imagens de câmeras de monitoramento para multar

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 21/08/2015 às 12:40
Leitura:

Câmeras flagram inúmeras infrações diariamente, como essa, em Boa Viagem, nessa quinta (20) / Foto: Monitoramento CTTU

Câmeras flagram inúmeras infrações diariamente, como essa, em Boa Viagem, nessa quinta (20) Foto: Monitoramento CTTU

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai passar a usar as imagens das câmeras de monitoramento para multar condutores que cometam infrações como estacionar nas calçadas e fechar o cruzamento. Ainda não há previsão para a medida entrar em vigor.

Isso foi permitido a partir da resolução 532 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em junho, regulamentando a fiscalização através do videomonitoramento em vias urbanas. Desde 2013, era possível em estradas e rodovias.

O gerente de fiscalização eletrônica da CTTU, Marcos Araújo, explica que a medida ainda não foi tomada no Recife porque restaram algumas dúvidas sobre a forma de sinalização. Os questionamentos foram enviados ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a expectativa é que sejam respondidos nos próximos meses, para que as placas sejam instaladas e a fiscalização possa realmente começar.

Quando isso acontecer, os agentes que atuam na Central de Monitoramento poderão aproximar a imagem para flagrar os carros que estejam infringindo os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Isso vai acrescentar muito à fiscalização. Não temos com manter agentes em todos os pontos do Recife", afirma. De acordo com a CTTU, 93% dos motoristas autuados não voltam a cometer infrações no mesmo lugar.

Segundo o gestor, a nova medida não implicará em novos custos para o órgão. "Já estávamos preparados para isso há muito tempo. Já temos a tecnologia", revela Araújo. As câmeras da CTTU podem flagrar placas com nitidez a 300 metros de distância.

As imagens registradas atualmente ficam gravadas por duas semanas, mas, quando forem referentes a infrações, deverão ser arquivadas por mais tempo. "Não temos obrigação de fazer isso. Vai ser como em qualquer infração registrada na rua, em que o motorista pode recorrer mesmo sem as imagens", adverte Araújo.

Há 122 equipamentos espalhados nas principais vias da capital pernambucana hoje, mas a CTTU promete instalar outras 24 até o fim do ano. Uma delas será na Rua Fernandes Vieira, na área central. "Serão principalmente próximo a faculdades, por exemplo", explica Marcos Araújo.

Haverá ainda uma câmera no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, na Zona Sul. "Não tem um momento em que não tenha carros estacionados na faixa de pedestres ou na frente da rampa de acesso dos deficientes à praça. É também uma questão de respeito às pessoas", reclama o gestor.

Atualmente as câmeras são usadas para intensificar a fiscalização em alguns pontos. Um exemplo foi nessa quinta-feira (20), quando carros estavam parados em uma calçada da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, na Zona Sul, próximo ao cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro. O @jctransito flagrou pelo equipamento e uma equipe foi enviada ao local. "Vale sempre lembrar que o passeio é do pedestre", defende Araújo. O problema é que o desrespeito e a fiscalização insuficientes permitem novas infrações como essa diariamente.

Mais lidas