Violência

Após explosões, metrô do Recife ficará sem caixas eletrônicos

Amanda Miranda
Amanda Miranda
Publicado em 07/08/2015 às 11:11
Leitura:

Um caixa foi explodido na estação Engenho Velho há pouco mais de uma semana / Foto: Reprodução/TV Jornal

Um caixa foi explodido na estação Engenho Velho há pouco mais de uma semana Foto: Reprodução/TV Jornal

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) prometeu desligar todos os caixas eletrônicos que ficam nas estações do metrô do Recife. A medida será tomada no próximo dia 26.

De acordo com a Companhia, há um contrato com uma empresa de São Paulo para conceder o espaço das estações para a instalação dos caixas. Esse acordo acaba no dia 25 e, se os equipamentos não foram retirados até o dia seguinte, serão desligados. "Decidimos romper unilateralmente. A vida das pessoas está em risco", afirmou o assessor de comunicação da CBTU no Recife, Salvino Gomes.

A decisão havia sido tomada há mais de uma semana, quando um caixa foi explodido na estação Engenho Velho, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. A ação criminosa não alterou o funcionamento do local.

Segundo a operadora do metrô, um ofício foi enviado à empresa responsável pelos caixas eletrônicos há uma semana, já solicitando a retirada dos equipamentos em um prazo de 10 dias.

Outro caixa foi explodido na estação Cosme e Damião, em Camaragibe, também no Grande Recife. Segundo a CBTU, os suspeitos pularam o muro do metrô, atravessaram o trilho e subiram a plataforma por volta das 3h.  Sem sucesso na tentativa de pegar o dinheiro do caixa, eles fugiram levando apenas com os celulares dos funcionários da limpeza que trabalhavam na estação.

Quando anunciada, a medida de retirar os caixas eletrônicos da estação provocou polêmica nas redes sociais do @jctransito, por onde muitos passageiros manifestaram indignação e afirmaram que o que teria que ser feito seria o reforço na segurança. "Não vou entrar nesse mérito da discussão. Não vai ser um vigilante da estação que vai impedir a explosão de um caixa", retrucou Salvino Gomes.

Mais lidas