Violência

Movimento PE de Paz promove ato público contra a violência

Lucas Vaz Lemos
Lucas Vaz Lemos
Publicado em 23/03/2017 às 9:13
Leitura:

Ato em protesto contra os homicídios em Pernambuco acontece próximo sábado, na praia do Pina / Foto: Edmar Melo/Acervo/JC Imagem

Ato em protesto contra os homicídios em Pernambuco acontece próximo sábado, na praia do Pina Foto: Edmar Melo/Acervo/JC Imagem

Diante dos quase 1000 homicídios registrados esse ano em Pernambuco, o movimento PE de Paz, realizado por lideranças e membros de 36 igrejas e organizações sociais cristãs realizam a partir das 6h do próximo sábado (25) um ato público na praia do Pina. A iniciativa cobra ação efetiva do governo em relação à segurança pública e presta solidariedade às famílias enlutadas através da fixação simbólica de cruzes nas areias da praia. O ato é uma forma de manifestar repúdio ao aumento exponencial dos índices de violência no estado em 2017.

Durante o protesto, integrantes do movimento realizam momentos de oração pela cidade, estado e país e ações para o despertar de consciência da população sobre o estado de insegurança vivenciado atualmente em Pernambuco. Além do ato simbólico realizado na praia do Pina, para a semana seguinte, está prevista a entrega de um manifesto acerca da segurança pública, escrito por integrantes do movimento, a alguns órgãos estatais, como o Palácio do Governo e o Ministério Público de Pernambuco.

O movimento tem como objetivo sensibilizar a população para a temática, a fim de contribuir para a construção conjunta de uma cidade melhor e mais segura, além de denunciar a falta de efetividade dos órgãos governamentais competentes para a promoção da cidade; e prestar solidariedade às famílias enlutadas devido à falta de segurança em nosso estado. 

Violência

A principal motivação para a realização do PE de Paz foi o aumento dos índices de violência no primeiro trimestre de 2017. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foram assassinadas em Pernambuco 977 pessoas apenas nos primeiros dois meses desse ano, número 47,7% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 661 pessoas foram mortas. A violência em Pernambuco já vinha apresentando índices alarmantes desde dezembro de 2016, considerado o mês mais violento dos últimos 10 anos no Estado com a ocorrência de 472 assassinatos. O total de 4.479 homicídios ocorridos em 2016 revela à sociedade a pior crise do Pacto Pela Vida, programa do governo estadual que completa 10 anos de implantação no próximo mês de maio, tornando Pernambuco um estado seis vezes mais violento que São Paulo, por exemplo.

Mais lidas