Meio Ambiente

Dia Mundial da Água tem programação extensa em Pernambuco

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 21/03/2017 às 17:00
Leitura:

"Águas Residuais" - popularmente chamadas de esgoto - são o tema do Dia Mundial da Água deste ano / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

"Águas Residuais" - popularmente chamadas de esgoto - são o tema do Dia Mundial da Água deste ano Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Desde 1993 o dia 22 de março é a data em que se comemora o Dia Mundial da Água. A data foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). Desde então, este dia é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Este ano o tema "Águas Residuais", mais conhecidas como esgoto, deve fazer a população mundial refletir sobre todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.

Em celebração ao Dia Mundial da Água diversos órgãos públicos têm organizado programações de orientação sobre temas relacionados à preservação desse bem natural. 

Confira algumas atividades do Dia da Água

- Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH


Rio Ipojuca, em Gravatá

. Soltura de Animais Silvestres
A ação será realizada nas margens do Rio Ipojuca, às 7h30, em parceria com a Prefeitura de Gravatá, no Agreste pernambucano.

. Palestra: Consumo Consciente da Água
A atividade contará a participação das palestrantes Sylvia Nino e Taíza Nascimento, da CPRH, que debaterão, às 9h, o assunto no auditório da Unidade Educacional da Prefeitura de Aliança, que apoia o evento.

. Palestra: "Você cuida da Água?"
Evento será às 10h30 na Escola Municipal Maria Emília Dutra, em Timbaúba, na Zona da Mata pernambucana. A palestra será ministrada por Jennifer Belarmino, da CPRH, em parceria com a prefeitura local.

Durante esta semana, a CPRH ainda realizará outras atividades em diversas cidades do Estado, sempre com temas relativos ao consumo consciente e ao bom uso da água. O ponto alto da semana comemorativa será no sábado (25) com o II Mutirão de Limpeza nos Rios em Camaragibe.

A atividade terá início às 8h, na antiga Barragem São João, popularmente conhecida como Queda d'água, em Vila da Fábrica. A concentração para início do mutirão será na empresa Ultramega Hospitalar, na Estrada de Aldeia, Km 4,5, em Camaragibe.

- PREFEITURA DO RECIFE


Jardim Botânico receberá evento gratuito

. Oficinas e contação de histórias

No Jardim Botânico, no Curado, Zona Oeste do Recife, a partir das 9h, haverá oficinas, vivências e contação de histórias. Os facilitadores integram a equipe de arte-educação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.

Já no Econúcleo Jaqueira, também na Zona Oeste da cidade, haverá oficina EcoCordel e Histórias Cantaroladas, brincadeira que reúne contação e música. O espaço fica ao lado do posto de saúde, dentro do Parque da Jaqueira.

Anda nesta quarta-feira, arte-educadores estarão, pela manhã, na Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego, em Água Frias, e na Escola Municipal Virgem Poderosa, no Parnamirim. Na primeira farão duas oficinas: “Dança das águas” e “Água encanto.” Na segunda haverá a oficina Dança das Águas e brincadeiras.

Já através da Secretaria de Saneamento do Recife outras duas oficinas serão ministradas para 60 alunos de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental. As oficinas terão como tema "Resíduos Sólidos e Saúde" e acontecerão nos dois turnos, nas dependências da Escola Santa Bernadete, na Campina do Barreto, Zona Norte do Recife. A bióloga Vanessa Ferreira será a facilitadora do minicurso.

- GOVERNO DO ESTADO


Concurso de Redação dará prêmios

. Concurso de Redação

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lança nesta quarta-feira, às 9h, na sua sede, no bairro da Jaqueira, o Concurso de Redação e Desenho Água no Meu Caminho – Ano III. O evento integra as ações da Semana da Água 2017, coordenada pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), com o apoio da Semas, Agência CPRH, Secretaria de Ciência e Tecnologia/Museu Espaço Ciências, Secretaria de Saúde e Complexo Portuário de Suape.

Nesta terceira edição, o concurso irá premiar alunos das escolas públicas estaduais e municipais, de acordo com a faixa etária. Podem participar estudantes do Ensino Médio e Fundamental, de acordo as seguintes categorias:

I – 6º e 7º anos
II– 8º e 9º anos
III – 1º ao 3º ano do Ensino Médio

As inscrições nas modalidades desenho e redação podem ser feitas no período de 23/03 a 26/05. Os trabalhos devem ser entregues na secretaria de cada escola, que fará uma pré-seleção das redações e desenhos que irão concorrer aos prêmios. O regulamento e formulários de inscrição estarão disponíveis no site www.semas.pe.gov.br, a partir do dia 23/03.

As escolas participantes terão até o dia 1º de junho para enviar os trabalhos selecionados para a Semas/PE, quando uma comissão formada por educadores, representantes dos órgãos estaduais e convidados escolherão os vencedores. A entrega dos prêmios será no dia 9 de junho, durante as comemorações do Mês do Meio Ambiente de Pernambuco.

Mais lidas