Direitos do animais

Inauguração do Hospital Veterinário do Recife é adiada mais uma vez

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 14/03/2017 às 15:01
Leitura:

Ativista reclama que o Hospital Veterinário do Recife está com a primeira parte pronta mas que ainda não começou a funcionar / Foto: cortesia

Ativista reclama que o Hospital Veterinário do Recife está com a primeira parte pronta mas que ainda não começou a funcionar Foto: cortesia

Em teoria, esta terça-feira (14), Dia Nacional dos Animais, deveria ser momento para celebrar. No entanto, no Recife as notícias não são muito boas nessa área de direitos dos animais. Isso porque o Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade, ainda não saiu. A previsão, segundo a Secretaria Executiva de Direitos dos Animais (Seda), é de que o equipamento público seja inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano, mas ainda não há uma data específica. O HRV, que é uma das promessas de campanha do prefeito Geraldo Julio, deveria ter sido entregue em março de 2016, foi adiado para setembro do mesmo ano, e até agora está fechado.

Nessa segunda-feira (13), inclusive, um vídeo em que a professora e protetora dos animais Walkiria Alves, 47 anos, questiona a demora para a inauguração do Hospital e chama atenção para o descaso com o lugar vem sendo amplamente compartilhado no Facebook e já tem mais de 14 mil visualizações.

"Fiz as imagens no sábado pela manhã e publiquei o vídeo no domingo. Minha conta no Facebook já recebeu o aviso de que vai ser bloqueada porque tem gente denunciando como falso. Mas eu estive lá e mostrei que o terreno do hospital veterinário está cheio de lixo, além de vizinhos do lugar denunciarem que lá está servindo como desova de animais mortos ou doentes. Só não quero que esse hospital tão importante para nós defensores dos animais seja invadido ou arrombado e depredado por vândalos", reclamou a ativista.


» Começam as obras do Hospital Veterinário do Recife
» Terreno onde seria construído Hospital Veterinário do Recife está abandonado
» Hospital Veterinário do Recife é adiado para o fim do ano

No vídeo de Walkiria, que atua como defensora dos animais há cerca de nove anos, ela denuncia que o equipamento público está pronto "pela metade" e, mesmo supostamente equipado, não abriu as portas para atender os animais carentes da cidade. Sobre as denúncias feitas no vídeo a Seda se pronunciou através de nota oficial:

"No que diz respeito ao Hospital Veterinário do Recife, a Seda informa que as obras foram concluídas. No momento, estão em andamento os processos licitatórios para compra de equipamentos e medicamentos, além do processo seletivo simplificado para abertura de vagas temporárias de médicos veterinários e outros postos. Informamos ainda que a unidade de saúde animal deverá abrir as portas para a população ainda neste primeiro semestre de 2017.

O equipamento, localizado na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, no Cordeiro, vai contar com médicos veterinários que atuarão nas áreas clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Com um terreno de 4,3 mil metros quadrados, sendo 1,3 mil de área construída, o Hospital Veterinário do Recife terá três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames e dois canis."

Para defensores dos direitos dos animais, o hospital é de fundamental importância para melhorar a assistência aos bichos de estimação da população de baixa renda. Orçado em R$ 3,7 milhões, o equipamento atenderá apenas cães e gatos, o que corresponde a 99% dos animais domésticos da cidade. Na primeira etapa, a previsão de que sejam realizadas 90 consultas e 20 cirurgias por dia.

Mais lidas