#DoeSangue

Estoque do Hemope está estável, mas demanda do Carnaval ainda preocupa

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 23/02/2017 às 16:46
Leitura:

Expectativa do Hemope é aumentar os níveis do estoque de sangue em 25% neste Carnaval / Foto: Alexandre Gondin/JC Imagem

Expectativa do Hemope é aumentar os níveis do estoque de sangue em 25% neste Carnaval Foto: Alexandre Gondin/JC Imagem

O período pré-carnavalesco tem sido proveitoso para o banco de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Uma campanha de marketing iniciada este mês para sensibilizar a população em prol da doação sangue tem dado resultado e o estoque ficou estável para todos os tipos sanguíneos, exceto o B- que ainda está em situação de alerta. A campanha que termina neste Sábado de Zé Pereira (25) tem o objetivo de arrecadar o maior número de possível de doações e deixar o hemocentro preparado para um dos períodos de maior demanda: o Carnaval.

Com o mote “Neste Carnaval vista a camisa da solidariedade, Doe sangue no Hemope”, a campanha tem a expectativa de fazer crescer em 25% o estoque de sangue. Diariamente, o Hemope recebe uma média de 250 doadores, mas com a campanha esse número soltou para cerca de 400 doadores.

» Confira a cartilha do doador de sangue

Apesar dos estoques não estarem críticos, sangue no Hemope nunca é demais. Por isso, o hemocentro funcionará em horário normal durante os dias de folia. De segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. O Hemope estará fechado apenas no domingo, como de costume.

Como doar sangue no Hemope

Até o Batman deu um força para os doares de sangue do Hemope neste Carnaval

Até o Batman deu um força para os doares de sangue do Hemope neste CarnavalFoto: Alexandre Gondin/JC Imagem

Os doadores precisam ter entre 16 e 65 anos de idade. No caso dos menores de idade, é preciso que o adolescente compareça com um responsável que autorize a doação. Os doadores devem estar gozando de boa saúde, pesar mais de 50 quilos, ter dormido bem antes da doação, não ingerir bebida alcoólica pelo menos 12h antes da doação e estar alimentado. Ao chegar na unidade de coleta o doador passa por uma triagem. A doação também pode ser agendada do telefone 0800.081.1535. A ligação é gratuita.

Mais lidas