Sabotagem

Boneco do Galo da Madrugada é alvo de vandalismo

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 21/02/2017 às 17:32
Leitura:

Vândalos tentaram jogar tinta e atear fogo na alegoria / Foto: Ashley Melo/JC Imagem

Vândalos tentaram jogar tinta e atear fogo na alegoria Foto: Ashley Melo/JC Imagem

O principal ícone do Carnaval do Recife sofreu um atentado na madrugada desta terça-feira (21). O boneco do Galo da Madrugada, que está sendo montado próximo ao Geraldão, na Zona Sul da capital pernambucana, foi alvo de uma tentativa de vandalismo em que indivíduos ainda não identificados jogaram tinta e tentaram atear fogo no Gigante da Ponte.

Apesar da ocorrência, a alegoria não teve sua estrutura afetada. A tentativa frustrada também não deve interferir no cronograma de montagem e apresentação do boneco à imprensa, prevista para esta sexta-feira (24). Segundo a organização, uma queixa formal já foi prestada junto à Polícia Civil.

Galo da Madrugada ganha cara nova para o Carnaval 2017

A estátua gigante do Galo da Madrugada, instalada anualmente na Ponte Duarte Coelho, será decorada com grafite para a folia de 2017 – em consonância com o tema do carnaval do Recife deste ano. A escultura, de 30 metros de altura, está em fase final de acabamento. Parte do desenho está sendo impressa em tecidos e outra será pintada diretamente na escultura, sobre flores de espuma em alto-relevo.

Os grafites impressos em estampa foram idealizados por seis artistas em janeiro, já a pintura sobre o galo está sendo feita desde a semana passada pelo jornalista e grafiteiro Flávio Barra, do projeto Santo Forte nas Ruas, que tem a ajuda de cinco assistentes.

Galo chega aos 40 anos

O Galo da Madrugada completa 40 anos em 2017. Conhecido como o maior bloco de carnaval do mundo, segundo a organização do evento, o desfile reúne até dois milhões de foliões no sábado de carnaval. Este ano, os homenageados serão o cantor Alceu Valença e o compositor Jota Michiles.

Mais lidas