Refúgio

Agentes da CPRH resgatam 20 pássaros no Cabo de Santo Agostinho

Ingrid
Ingrid
Publicado em 13/02/2017 às 19:54
Leitura:

Os 20 pássaros estavam mantidos em cativeiro em uma casa no perímetro do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) nas Matas do Sistema de Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho. / Foto: CPRH / Divulgação

Os 20 pássaros estavam mantidos em cativeiro em uma casa no perímetro do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) nas Matas do Sistema de Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho. Foto: CPRH / Divulgação

Agentes ambientais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) resgataram, neste fim de semana, 20 pássaros que estavam mantidos em cativeiro em uma casa no perímetro do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) nas Matas do Sistema de Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho.

Entre as aves que foram resgatadas estão duas da espécie pintor-verdadeiro, típica no Nordeste e classificada como vulnerável na lista de ameaçadas de extinção. O dono da casa, que mantinha os animais, foi autuado e multado em R$ 18,5 mil.

As aves que foram resgatadas seguiram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco, pertencente à CPRH, no bairro da Guabiraba. no Recife. Lá, elas passarão por tratamento e serão reabilitadas para serem devolvidas à natureza. Também foram resgatados seis sabiás, seis papa-capins, três tuins, dois cambacicas e um canário da terra.

 

Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú


O refúgio, localizado no Cabo de Santo Agostinho, é a maior Unidade de Conservação da Região Metropolitana do Recife e conta com mais de 1.077 hectares. O local é situado em uma bacia de proteção de mananciais, segundo uma lei estadual, e se extende por Moreno e Jaboatão dos Guararapes.

A ação fez parte do curso de Fiscalização em Unidade de Conservação, promovido pela CPRH, a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e prefeituras do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Moreno.

Mais lidas