Insegurança

Com a aproximação do Carnaval, cresce medo no Poço da Panela

Arlene Carvalho
Arlene Carvalho
Publicado em 09/02/2017 às 12:05
Leitura:

O desfile do bloco "Os Barba" está marcado para o dia 18 de fevereiro. / Foto: Divulgação/Por Aqui

O desfile do bloco "Os Barba" está marcado para o dia 18 de fevereiro. Foto: Divulgação/Por Aqui

Assustados com os casos recentes de assaltos, moradores do Poço da Panela, bairro da Zona Norte do Recife, pedem reforços de segurança para as prévias carnavalescas. A ideia é que além do reforço policial solicitado por cada bloco, a organização das agremiações também contrate seguranças particulares. Uma das mais tradicionais prévias do bairro, "Os Barba", está marcada para o próximo dia 18 de fevereiro e a organização já garantiu que além do reforço policial haverá também auxílio privado. Serão 10 homens circulando pela festa a pé e mais dois em motocicletas, garantiu um dos coordenadores do bloco, Jorge Bandeira.

"Nós sempre contratamos esse reforço e, até hoje, nunca tivemos nenhum relato de violência durante a festa. A preocupação com a segurança é uma questão real e de todos", afirma Bandeira. Em 2017, o bloco volta às suas origens e promete uma festa mais intimista que nos últimos anos. "No ínício, em 2002, eram dois caldeirões de feijoada, aguardente, uma mesa de frutas etc. Depois, foi acumulando muita gente, com carro de som e ficou muito confuso. Este ano vamos voltas ao início", completa. Uma questão que também pode influenciar na segurança é o horário da prévia, das 10h às 15h. 

Além deste bloco, o Poço da Panela ainda é palco de outras prévias conhecidas da cidade como o "Pára-Quedista Real e o infantil Panelinha de Pressão. 

Mais segurança 

Na última segunda-feira (6), os moradores do bairro se reuniram com representantes da Polícia Militar e com representantes dos blocos. "A Polícia segue em operação padrão e a sensação de insegurança está muito grande. Por isso, estamos conversando com os blocos para que eles cuidem de garantir essa segurança para a população e também a preservação do patrimônio histórico", afirma Antônio Pinheiros, presidente da Associação de Moradores Amigos do Poço da Panela (Amapp).

Medo

Em decorrência dos últimos casos de assaltos na região, moradores estão pensando em contratar seguranças particulares para se proteger no dia a dia. A ideia partiu da Associação de Moradores Amigos do Poço da Panela (Amapp), mas ainda não foi finalizada.

"Nós começamos a discutir isso na reunião que realizamos mensalmente, entretanto, ainda não fechamos nada", comenta Pinheiros. Segundo ele, a ideia inicial seria contratar dez seguranças privados, cada um custando cerca de mil reais por mês para os moradores. A previsão é que a associação promova uma reunião após o Carnaval para discutir se leva a ideia a diante ou não. Com o fim da Folia de Momo, também deve ser discutido com a PM, algumas estratégias para reforçar a segurança na área. 

Em nota, a PM informou que o comandante do 11º batalhão vai conversar com a população nesta quinta-feira (09) e levantar as necessidades do local. Atualmente, o policiamento na área é realizado pela Patrulha do Bairro e recobrimento do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e será reforçado com motopatrulheiros, para trazer maior sensação de segurança aos moradores. Além disso, foi criado um grupo no whatsapp para facilitar a comunicação de ações e a resposta. 

Mais lidas