Meteorologia

Mesmo no verão, sexta-feira será de chuva rápida no Grande Recife

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 26/01/2017 às 20:22
Leitura:

Segundo Apac, a previsão para esta sexta-feira é de chuva rápida e de forma isolada no Grande Recife / Foto: Acervo JC Imagem

Segundo Apac, a previsão para esta sexta-feira é de chuva rápida e de forma isolada no Grande Recife Foto: Acervo JC Imagem

  Mesmo no período da estação mais ensolarada do ano, o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco devem registrar pancadas de chuvas nesta sexta-feira (27). Já no Agreste e Sertão, o sol deve predonimar ao longo do dia. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a previsão é de chuva rápida e de forma isolada na Região Metropolitana.

A previsão ainda indica que o céu deve estar parcialmente nublado, na madrugada e manhã desta sexta-feira, no Grande Recife. Os termômetros devem marcar a mínima de 23ºC e a máxima de 33ºC.

No Agreste e Sertão do Estado, o sol vai predominar. Ao longo do dia, o céu deve estar parcialmente nublado, mas sem chuva em toda região. No Agreste, a mínima será de 17ºC e a máxima deve atingir 36ºC.

Período chuvoso na estação mais quente

Parece até contraditório chover durante o verão, porém é (bastante) comum em algumas regiões do País, sobretudo em Pernambuco. Especialistas esclarecem que a tempestade pode ocorrer por causa do enfraquecimento do El Ninõ, fenômeno que tem origem no Oceano Pacífico.

Já no Grande Recife, na faixa litorânea de Pernambuco e do Nordeste, as chuvas ocorrem ocasionalmente e são conhecidas como "chuvas de verão". No interior do Estado muitos agricultores dependem do temporal para cultivar frutas, verduras e hortaliças neste período.

Mais lidas