Segurança

Forças Armadas terão 3.500 militares para segurança de Pernambuco

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 09/12/2016 às 19:54
Leitura:

 / Foto: Guga Matos/JC Imagem

Foto: Guga Matos/JC Imagem

Por causa da operação padrão da Polícia Militar de Pernambuco, que reivindica melhorias para a categoria, as Forças Armadas informaram que a Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuarão na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com aproximadamente 3.500 militares na Região Metropolitana do Recife, já a partir desta sexta (9). 

Após nova passeata nesta sexta, a PM descartou greve, porém mantém operação padrão. A categoria irá negociar com o Governo de Pernambuco apenas no dia 4 de janeiro.

A Operação Leão do Norte tem previsão de término para o próximo dia 19. Por meio de nota, as Forças Armadas informaram que a operação tem o objetivo de preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio e as ações têm caráter preventivo e repressivo e serão desenvolvidas por meio de operações Tipo Polícia.

Durante o desenvolvimento da Operação Leão do Norte, o controle operacional dos órgãos de segurança pública ficará sob o Comando do General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada,  autoridade encarregada de exercer o comando das operações. Um centro de coordenação de operações será ativado, a fim de facilitar a coordenação das ações entre as instituições envolvidas.

Autorizado pelo presidente Michel Temer, através do Decreto 8928, de 9 de dezembro, após solicitação do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o emprego das Forças Armadas está previsto no artigo 142, da Constituição Federal, na Lei Complementar 97, de 09 de junho de 1999, que dispõe sobre as normas gerais para a organização, o preparo e o emprego das Forças Armadas, e na Lei Complementar 117, de 02 de setembro de 2004, que estabelece atribuições subsidiárias.

Mais lidas