Pernambuco

Policiais civis aceitam plano de reajuste; IML e IC fazem greve

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 16/11/2016 às 22:42
Leitura:

Apesar da greve, liberação dos corpos está garantida, além dos exames traumatológicos que incluem os sexológicos - referentes aos casos de estupro  / Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem

Apesar da greve, liberação dos corpos está garantida, além dos exames traumatológicos que incluem os sexológicos - referentes aos casos de estupro Foto: Sérgio Bernardo/ JC Imagem

Os policiais civis de Pernambuco aceitaram, por unanimidade, a proposta da reformulação do plano de cargos, carreiras e vencimentos apresentada pelo Governo de Pernambuco. Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (16), a categoria aprovou o acordo de reajuste salarial previsto para os próximos dois anos, enquadrando-os nos novos percentuais. Enquanto isso, os profissionais do Instituto de Medicina Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC) votaram, em assembleia também nesta quarta, por suspenderem os serviços por tempo indeterminado em todo Estado.

No caso dos policiais civis, pelo menos três alterações da proposta estão garantidas pelo Estado, começando a vigorar a partir de janeiro de 2017, prevista também para janeiro de 2018 e dezembro do mesmo ano. A categoria avalia que, apesar do contexto da recessão econômica, o acordo foi considerado uma vitória, alegando que possuía a pior remuneração do País e estava com aumento defasado há cerca de dez anos.

Além dessa apreciação, os profissionais já determinaram que vão aderir à manifestação nacional prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (25). Apesar da adesão ao movimento, a classe garantiu que cerca de 30% dos trabalhadores vão atuar nas unidades de todo Estado, incluindo o IML.

Com essa decisão, cerca de cinco mil profissionais da classe em Pernambuco vão cruzar os braços em protesto contra a PEC 55, atualmente no Senado - antiga ex-241 votada na Câmara - que limita os gastos públicos de acordo com o crescimento da inflação nos próximos 20 anos. Outras classes trabalhistas também prometem suspender as atividades no Estado.

IML e IC suspendem atividades

Profissionais do IML e IC cruzam os braços por tempo indeterminado

Profissionais do IML e IC cruzam os braços por tempo indeterminadoFoto: Marcela Maranhão/ Rádio Jornal

A pauta de aumento salarial apenas contempla os agentes policiais e correlatos (escrivão, comissário, entre outros) da Polícia Civil, deixando de fora os médicos legistas e peritos criminais do Estado (que também fazem parte da PC). Diante desse contexto, os profissionais do IML e IC decidiram suspender as atividades por tempo indeterminado, após acordo acertado em assembleia.

A Associação Pernambucana de Medicina Legal (Apmol), em entrevista à Rádio Jornal, informou que a liberação dos corpos está garantida, além dos exames traumatológicos que incluem os sexológicos - referentes aos casos de estupro. 

O presidente da Associação dos Peritos Criminais de Pernambuco, Enock José dos Santos, informou que a decisão foi motivada devido ao tratamento dado à categoria pelo secretário de Administração do Estado, Milton Coelho. Ele também garantiu que os seviços de plantão no IC serão mantidos como os casos de acidentes com vítimas fatais, além dos flagrantes, porém os setores da informática, balística e fonética estarão fechados.

O que você acha?

Mais lidas