Fenômeno

Superlua ofuscada por mau tempo no Grande Recife

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 14/11/2016 às 18:23 | Atualizado em 13/08/2020 às 16:37
Leitura:
Céu do Grande Recife ficou carregado de nuvens, ofuscando quem queria apreciar a superlua / Foto: Gustavo Belarmino/ NE10

Céu do Grande Recife ficou carregado de nuvens, ofuscando quem queria apreciar a superlua Foto: Gustavo Belarmino/ NE10

Quem estava na expectativa para apreciar a maior Superlua dos últimos 68 anos foi pego de surpresa devido ao mau tempo no Grande Recife. A longitude entre o satélite natural e a Terra foi a menor desde 1948, deixando as pessoas eufóricas para acompanhar um espetáculo raro no céu. Em muitos pontos da capital pernambucana, como no Cais do Imperador, Centro, e Boa Viagem, Zona Sul, as pessoas compareceram com celulares e câmeras na mão, mas o clima foi de frustração geral. Só por volta das 20h30, o tempo nublado começou a dar uma trégua e foi possível reverenciar o fenômeno nesta segunda-feira (14), já com a lua no alto, mais distante. No dia 14 de dezembro, porém, teremos mais uma oportunidade, quando a lua estará outra vez gigante no céu, só que em menor tamanho.

No interior do Estado, as pessoas puderam contemplar o espetáculo, desde o nascer da lua, com o céu limpo. Fazendo (super)inveja para quem mora no Grande Recife, Marcone Barros fez o belo registro da Superlua em Gravatá, no Agreste do Estado.

Gustavo Belarmino/ NE10
Movimentação para acompanhar a superlua em Boa Viagem, Zona Sul do Recife - Gustavo Belarmino/ NE10
Gustavo Belarmino/ NE10
Apreciadores na expectativa para o surgimento da superlua em Boa Viagem - Gustavo Belarmino/ NE10
Ana Maria/ NE10
Superlua brilhando no céu de Caruaru, Agreste de Pernambuco - Ana Maria/ NE10
Luiz Pessoa/ NE10
Visão do Alto da Sé, em Olinda, no Grande Recife - Luiz Pessoa/ NE10
Romero da Fonte/ Cortesia
Superlua nascendo ainda tímida em Porto de Galinhas, em Ipojuca, Grande Recife - Romero da Fonte/ Cortesia
Eudes Régis/ JC Imagem
Superlua vista do bairro de Santo Amaro, Centro do Recife - Eudes Régis/ JC Imagem
Eudes Régis/ JC Imagem
Superlua vista do bairro de Santo Amaro, Centro do Recife - Eudes Régis/ JC Imagem
Bia Ivo/ TV Jornal
Clique da superlua da praia em Japaratinga, Alagoas - Bia Ivo/ TV Jornal
Bia Ivo/ TV Jornal
Regristro da superlua na praia em Japaratinga, Alagoas - Bia Ivo/ TV Jornal
Bia Ivo/ TV Jornal
Superlua entre nuvens na praia de Japaratinga, em Alagoas - Bia Ivo/ TV Jornal
Bia Ivo/ TV Jornal
Céu estampado com a superlua na praia de Japaratinga, em Alagoas - Bia Ivo/ TV Jornal
Sônia Dantas/ Cortesia
Moradores do bairro da Madalena, na Zona Oeste, apreciando a superlua - Sônia Dantas/ Cortesia
Marcone Barros/ Divulgação
Lua gigantesca em Gravatá, no Agreste do Estado - Marcone Barros/ Divulgação


No calçadão da praia de Boa Viagem, no Recife, não havia mais espaço para as pessoas que queriam admirar o espetáculo, inclusive os estacionamentos estavam lotados. No Alto da Sé, em Olinda, e Porto de Galinhas, município de Ipojuca, ambas da Região Metropolitana do Recife (RMR), o céu estava ofuscado por nuvens.

Cadê a Superlua?

 

A equipe de fotografia do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) circulou pelo Grande Recife, na tentativa vã de flagrar alguma aparição da lua. O fotógrafo Heudes Régis, da JC Imagem, só conseguiu este registro aí, com o app Star Chart.


Se não temos Superlua, pelo menos, temos bom humor!!!! E bom humor foi o que não faltou nas redes sociais, que foram invadidas, mais uma vez, por memes:

 

Enquanto lá fora em algum lugar do mundo o fenômeno #SuperLua marca a sua presença enquanto isso em #Pernambuco a #SuperChuva então levanta o copo e coloca o petisco na mesa pra passar o tempo porque amanhã é feriado. #BoaNoite

Uma foto publicada por TOM (@w_tom) em Nov 14, 2016 às 1:54 PST

Você está conseguindo ver a superlua?

Se você está contemplando a superlua nesta segunda, contribua com a galeria de imagens do Portal NE10. Para participar, basta fazer uma foto ou vídeo do satélite natural da Terra e postar no seu perfil do Instagram, Facebook e Twitter usando a hashtag #Superlua. Lembra de citar a localização, tá?

A sexta maior lua prevista para o século

James Solon, professor de geografia e astrônomo coordenador do Grupo de Astronomia de Pernambuco, explicou que o fenômeno desta segunda-feira é a sexta maior lua prevista para o século. "Ela vai aumentar 14% e ficará 30% mais brilhante do que o normal. A lua está na chamada faixa do perigeu, ficando 90% mais próxima em relaçã à Terra". Segundo ele, a maior Superlua do século será em 2052, ficando a menor distância do planeta. 

Neste ano, o satélite natural da Terra também encantou os espectadores no último dia 16 de outubro. A superlua também pode ser observada no próximo dia 14 de dezembro, só que com menos intensidade, encerrando a sequência de três seguidas apenas este ano.

 

Segundo o professor, as pessoas que moram nos Estados Unidos, Canadá e outros países da América do Norte puderam ver o espetáculo a olho nu nesse domingo (13). Já nesta segunda-feira, além do Brasil, outros países da América do Sul, América Central e Europa puderam a apreciar o fenômeno. Quem estiver na Nova Zelândia só poderá ver o espetáculo nesta terça-feira (14).

Confira as próximas superluas do século:

 

Veja como o fenômeno foi visto pelo mundo:

Mais lidas