Paralisação

Instituições vão aderir ao Dia Nacional de Greve nesta sexta no Estado

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 10/11/2016 às 21:20
Leitura:

Na pauta, os trabalhadores ligados à CUT-PE vão cruzar os braços contra algumas medidas políticas / Foto: Reprodução

Na pauta, os trabalhadores ligados à CUT-PE vão cruzar os braços contra algumas medidas políticas Foto: Reprodução

Instituições municipais, estaduais, federais, além de algumas entidades da iniciativa privada ligadas à Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vão cruzar os braços nesta sexta-feira (11), integrando o Dia Nacional de Greve. Na pauta, segundo a central sindical, os bancários, servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) e outras instituições do Estado engrossam o coro dos estudantes e docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contra as propostas do governo federal sobre a "retirada de alguns direitos trabalhistas e sociais".

Segundo a CUT-PE, os servidores vão realizar vários atos ao longo desta sexta-feira nos locais de trabalho. A paralisação vai ocorrer de acordo com a decisão de cada sindicato, podendo ser de 24 horas, 48 horas ou por tempo indeterminado. 

A manifestação é contrária à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55, a antiga PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos, além de limitar o investimento na saúde e educação. Os sindicatos do Estado ainda vão realizar o movimento contra a Reforma da Previdência - que planeja aumentar a idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres. Os trabalhadores ainda estão em desacordo com a MP 746 da Reforma do Ensino Médio.

Os servidores vinculados ao Sindicato dos Bancários em Pernambuco também vão aderir ao movimento. Segundo a assessoria de imprensa da categoria, a indicação é que as agências públicas e privadas suspendam as atividades em todo Estado. A classe, porém, alega que a decisão fica por conta do responsável pela unidade.

Além dos bancários, os professores da UFPE adiantaram o movimento já nesta quinta-feira (10) em protesto contra a medida, suspendem os serviços por tempo indeterminado. Em assembleia, a votação contou com 367 votos a favor da paralisação, 347 contra e cinco abstenções. 

A classe dos trabalhadores do Detran-PE também informou que vai aderir ao ato. Com a manifestação, a classe vai aproveitar para fazer uma assembleia e "deliberar pelo andamento da mobilização da categoria, que não descarta novas ações após esta paralisação".

Estudantes engrossam o movimento

Os estudantes da UFPE também aderiram ao ato, na tarde desta quinta-feira, ocupando o prédio do bloco do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Outras universidades e escolas públicas de Pernambuco são ocupadas por alunos contra a PEC do Teto.



Além do ato desta sexta, a CUT-PE planeja realizar outra paralisação no dia 25 de novembro. A entidade alega que a mobilização vai continuar até que o governo federal recue das medidas, consideradas "agressivas" pelos trabalhadores.

Mais lidas