Obras

Arena Porto afirma que irá preservar área em construção em Ipojuca

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 08/11/2016 às 16:44
Leitura:

Arena Porto será um espaço para eventos de entretenimento em Porto de Galinhas / Foto: Divulgação

Arena Porto será um espaço para eventos de entretenimento em Porto de Galinhas Foto: Divulgação

Em coletiva de imprensa, representantes do grupo de empresários que farão a Arena Porto, empreendimento para eventos em Porto de Galinhas, apresentaram detalhes da obra para jornalistas no começo da tarde desta terça-feira (8). A obra foi paralisada cautelarmente na segunda (7) pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), mas os responsáveis pelo projeto afirmaram que possuem licenças ambientais cedidas pela Prefeitura de Ipojuca necessárias para tocar o empreendimento.

A polêmica que envolve o caso é que a obra - um projeto de estacionamento para 3 mil carros e um centro de convenções para eventos - estaria destruindo uma área de mangue que existiria no local. Tanto os engenheiros e arquitetos do projeto quanto representantes da Prefeitura de Ipojuca que estavam na coletiva disseram que, no terreno, havia uma plantação de coqueiros exóticos, ou seja, espécie que não era natural da área. Ao todo, 521 coqueiros foram derrubados, que serão replantados em outro espaço juntamente com outras árvores nativas, afirmou o arquiteto Augusto Reinaldo, da Arquconsult, escritório responsável pelo projeto.

Veja a entrevista com o arquiteto Augusto Reinaldo:

“Lá não existe mangue. Não sei porque vazou na mídia que lá era um manguezal. Era uma fazenda de coco. Nós conseguimos comprar essa área porque sabíamos do futuro dela. Nós tiramos todas as licenças e inclusive viemos da Prefeitura para pegar a licença do asfalto, como era a última, e eles deram ela hoje. São 40 hectares de área e 20 hectares são de terra, onde ficarão o estacionamento e a Arena Porto. Os outros 20 são de área alagada e de preservação que nós vamos deixar”, afirma Luiz Augusto Nóbrega, empresário da Luan Promoções. Além dele, Wesley Safadão e Janguiê Diniz são sócios no projeto.

“Foi feita uma série de ajustes ao longo da elaboração e da construção do projeto. O grupo tem sido muito afeito para atender às nossas exigências. Trata-se de uma área privada remanescente do cultivo de coco. A promotora de meio ambiente tem participado de todas as reuniões. Nós temos todo o cuidado com as questões ambientais”, disse Robson Pessoa, engenheiro da Prefeitura de Ipojuca.

O primeiro evento no espaço será no ano que vem, com o Fest Verão Porto. O festival de música acontecerá nos dias 7, 14 e 20 de janeiro, tendo Jorge e Mateus, Bell Marques, Wesley Safadão e Ivete Sangalo como atrações principais. A estrutura dos shows será montada onde ficará o estacionamento, e o público previsto é de 12 mil pessoas. A previsão é que o estacionamento fique pronto até dezembro. Já a construção da Arena ainda não tem data prevista para ser finalizada.

CPRH afirma que irá analisar documentação dos empresários da Arena Porto

Após a paralisação das obras exigida pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), o grupo responsável pelo empreendimento apresentou documentos ao órgão que ainda serão analisados na segunda-feira (7). 

Confira a nota postada pela CPRH postada nas redes sociais:

 

Mais lidas