Contra a PEC

Depois da reitoria, estudantes ocupam UPE campus Santo Amaro

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 26/10/2016 às 9:04
Leitura:

Assembleia com cerca de mil estudantes optou pela ocupação da UPE campus Santo Amaro / Foto: Thiago Vieira/NE10

Assembleia com cerca de mil estudantes optou pela ocupação da UPE campus Santo Amaro Foto: Thiago Vieira/NE10

Os estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) ocuparam o campus Santo Amaro nessa terça-feira (25). A decisão aconteceu em assembleia organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Segundo a presidente do DCE, Ranielle Alves, mais de 1000 alunos participaram da reunião. Também foi dito que a ocupação é por tempo indeterminado e foi feita em protesto contra a PEC 241, que limita o teto dos gastos públicos, e a MP 746/2016, que modifica a grade curricular do Ensino Médio.

No campus Santo Amaro estão os blocos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Escola Superior de Educação Física (Esef), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (Fensg). 

Nesta quarta-feira (26) está prevista uma programação para todo o dia. Pela manhã, o professor Itamar Lages se reuniu com estudantes roda de conversa sobre a análise de conjuntura política. "É uma manifestação de resistência que diz respeito à toda a sociedade, como uma unidade. Eu estou no movimento porque uma pequena parcela pode levar alguma vantagem nessas mudanças, mas a sociedade como um todo vai perder", disse o professor, ao explicar o que o motivou a apoiar a ocupação estudantil.

Professor Itamar Lages está apoia ocupação dos alunos

Professor Itamar Lages está apoia ocupação dos alunosFoto: Thiago Vieira/NE10

A Faculdade de Ciências Médicas não teve toda a sua programação paralisada, embora alguns estudantes também estejam em meio à ocupação. "A população não pode pagar o pato da crise. Precisamos rever a dívida pública e taxar as grandes fortunas. O governo está contra a população. Por isso temos que lutar e o movimento estudantil já mostrou que historicamente tem muita força", disse Amélia Campos, estudante do quinto período de Medicina. 

Agora os estudantes irão se reunir dia a dia para coordenar os novos passos da ocupação, mas garantiram que a intenção é de paralisar apenas as atividades acadêmicas. Os serviços oferecidos pela Universidade não devem ser afetados.

Nesta sexta-feita (28) os professores da Universidade de Pernambuco dos campi pertencentes à Região Metropolitana de Pernambuco (RMR) realizarão assembleia para decidir se também paralisarão as atividades. As pautas estão sendo discutidas mas a posição ainda é fragmentada. 

Instituições públicas de todo país estão sendo ocupadas

A Reitoria da UPE já havia sido ocupada na última quinta-feira (20) e segue uma onda de movimentos contrários as medidas que tramitam na câmara com o apoio do atual governo. Institutos Federais do país, incluindo os de Pernambuco. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) paralisou as aulas nessa segunda e terça-feira em apoio às manifestações

Mais lidas