Pesqusia

Aeroporto do Recife é o terceiro mais satisfatório do país, diz estudo

com Estadão Conteúdo
com Estadão Conteúdo
Publicado em 25/10/2016 às 16:47
Leitura:

 O Aeroporto do Recife só ficou atrás dos aeroportos de Curitiba e Brasília. / Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem

O Aeroporto do Recife só ficou atrás dos aeroportos de Curitiba e Brasília. Foto: Arnaldo Carvalho / JC Imagem

A pesquisa Satisfação do Passageiro realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, divulgada nesta terça-feira, 25, mostra que o Aeroporto Internacional do Recife/Guarapes - Gilberto Freyre ficou na terceira colocação quando o assunto é a satisfação do usuário. O Aeroporto do Recife só ficou atrás dos aeroportos de Curitiba e Brasília.

Na avaliação geral os aeroportos brasileiros melhoraram no terceiro trimestre do ano. Eles obtiveram uma média geral de 4,24 (em uma escala de 1 a 5), ante 4,16 no trimestre anterior. É a maior pontuação registrada desde 2013, quando começou a pesquisa.

O dado indica que 89% dos passageiros consideraram os serviços ótimos ou bons. Esse desempenho, diz o ministério, coloca o Brasil no nível de satisfação registrado nos aeroportos asiáticos, tidos como os melhores do mundo.

Entre os aeroportos avaliados, a maior evolução positiva foi registrada no Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com crescimento de 10,2%. O Aeroporto de Brasília obteve nota máxima em cinco dos seis quesitos pesquisados, mas ficou com média 4,22 por causa do elevado preço cobrado em suas lanchonetes e restaurantes.

Dos 15 aeroportos pesquisados, o único a apresentar decréscimo foi o de Fortaleza, com queda e 0,3% e nota média 4,17. O dado foi considerado uma oscilação pelo ministério.

Cuiabá segue com a pior nota de avaliação, mas apresentou um avanço de 8% em sua nota em comparação com a pesquisa anterior.

Por ordem decrescente, o ranking dos aeroportos é o seguinte: Curitiba, Guarulhos, Recife, Santos Dumont, Campinas, Natal, Porto Alegre, Manaus, Brasília, Confins, Fortaleza, Galeão, Congonhas, Salvador e Cuiabá.

O aeroporto de Curitiba recebeu a nota mais elevada dos passageiros na pesquisa Satisfação do Passageiro referente ao terceiro trimestre de 2016. A nota do aeroporto chegou a 4,68, numa escala de 1 a 5. 

Nos aeroportos com mais de 15 milhões de passageiros, Guarulhos obteve a pontuação mais elevada: 4,46. Entre os que movimentam até 5 milhões de passageiros por ano, a nota mais alta foi para Natal, com 4,36. A pesquisa ouviu 13.271 pessoas em 15 aeroportos.

Mais lidas