Segurança

Policiais civis de Pernambuco aceitam proposta e encerram greve

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 21/10/2016 às 19:43
Leitura:

Em assembleia no Sinpol, policiais civis aceitaram a proposta apresentada pelo Governo de Pernambuco / Foto: Divulgação/ Sinpol

Em assembleia no Sinpol, policiais civis aceitaram a proposta apresentada pelo Governo de Pernambuco Foto: Divulgação/ Sinpol

Policiais civis aceitaram por unanimidade a proposta apresentada pelo Governo de Pernambuco, em assembleia realizada na noite desta sexta-feira (21), suspendendo a greve iniciada em menos de 24h em todo Estado. A categoria, que reivindicava o reajuste salarial, realizou a negociação na sede do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

Após aceitar o acordo salarial, os servidores voltam às atividades ainda na noite desta sexta. Segundo Áureo Cisneiro, presidente do sindicato, a classe volta a discutir o plano de cargos e carreira no dia 20 de novembro. Na sequência, o projeto segue para negociação na Assembleia Legislativa (Alepe). Caso seja aprovado, o acordo começa a ser implantado em janeiro de 2017.

Para Rafael Cavalcante, vice-presidente do Sinpol, a pauta de negociação acertada nesta sexta não é válida para os cargos de delegados, peritos criminais e médicos legistas. "Foi uma proposta que não resolve os problemas históricos dos policiais civis de Pernambuco. O Estado ainda tem o pior piso salarial entre as Polícias Civis e não vamos reverter a decisão nesse prazo, mas vamos atenuar", frisou.

Proposta

Os policiais estiveram reunidos com representantes da secretaria de Administração do Estado e, segundo a categoria, foi apresentada uma "proposta não imediata, sem termos concretos". "Por duas ou três vezes o governo indicou datas e não implementou as propostas, a categoria não sentiu confiança na promessa do governo e o movimento foi deflagrado", informou o assesor do Sinpol, Márcio Santos.

No último dia 13, a categoria já havia decretado o estado de greve em Pernambuco. O diálogo com o governo gira em torno da negociação sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. A paralisação seguirá por tempo indeterminado.

Veja momentos da assembleia

 

Mais informações em instantes

Mais lidas