Oriónidas

Chuva de meteoritos pode ser vista nesta sexta-feira

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 21/10/2016 às 10:05
Leitura:

Meteoritos são destroço do cometa Halley / Foto: reprodução

Meteoritos são destroço do cometa Halley Foto: reprodução

Os céus do mundo inteiro têm um motivo mais do que especial para serem olhados na noite desta sexta-feira (21) e na madrugada. É que acontece uma chuva de meteoros, conhecida como Oriónidas e que pode ser vista em todo o planeta. 

A explicação para o que acontece é simples: na última passagem do cometa Halley foram deixados destroços próximos a Terra. Neste mês, o planeta passa próximo a esses objetos sólidos, o que aumenta a incidência da queda.

Na última madrugada e nesta próxima haverá o pico desse fenômeno, o que fará com que os astros que vemos daqui dividam espaço com as famosas estrelas cadentes, como conhecemos. Para acompanhar, os melhores momentos são durante a madrugada. "Pela baixa luminosidade da cidade são os melhores horários. Basta olhar em direção a Constelação de Orión, porque é lá que as 'estrelas cadentes' se concentram. Daí que vem o nome", explica o doutor em astrofísica e professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Antônio Carlos Miranda.

Os riscos com essas quedas de meteoritos existem. Se uma rocha grande cair próximo a uma zona populosa, pode gerar algum perigo. Embora se saiba quando acontece a Oriónidas, não existe como prever se os meteoritos cairam em cidade A ou B, afirmou o professor.

Mais lidas