Manifestação

Estudantes ocupam sede do IFPE Recife

Mariana
Mariana
Publicado em 20/10/2016 às 9:49
Leitura:

A ocupação é pacífica e por volta das 9h30 os estudantes iniciaram um debate, com a participação dos professores, no hall do prédio  / Foto: Thiago Vieira/NE10

A ocupação é pacífica e por volta das 9h30 os estudantes iniciaram um debate, com a participação dos professores, no hall do prédio Foto: Thiago Vieira/NE10

Alunos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ocuparam, na manhã desta quinta-feira (20), a sede da instituição na Cidade Universitária, no Recife, em ato de protesto. Segundo os estudantes, a ocupação é por tempo indeterminado e uma das reivindicações seria a construção de um restaurante estudantil, além de mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016.

Alunos espalharam cartazes contra o governo. Foto: Thiago Vieira/NE10

Conhecida como PEC do Teto de Gastos, a PEC 241 limita o crescimento das despesas públicas à inflação do ano anterior pelos próximos 20 anos. 

» LEIA MAIS:
Estudantes do IF Sertão ocupam Campus Ouricuri contra a PEC 241

A ocupação é pacífica e por volta das 9h30 os estudantes iniciaram um debate, com a participação dos professores, no hall do prédio do IFPE.

O diretor Marivaldo Rosas disse que essa é uma movimentação nacional que parte dos próprios alunos e que eles possuem espaço para se expressar. "O que esses estudantes querem é participar do debate. As medidas que estão sendo tomadas não escutam os alunos nem a sociedade. Em menos de dois meses 400 pessoas se reuniram e decidiram o futuro de todo o País", disse. 

Ele também falou sobre a demanda dos estudantes por um restaurante estudantil. "A gente entende que muitos aqui estudam em mais de um turno e existe a necessidade de um restaurante estudantil. Mas existem os processos a sere cumpridos para a realização, mas se tudo der certo a ideia é criar um local que comporte de 800 a mil estudantes", explicou Marivaldo. 

Ocupação também acontecce no IF Sertão

Estudantes do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão) também ocupam a sede da unidade desde a última terça-feira (18) em protesto contra a PEC 241. Além dos alunos, a manifestação tem a participação de entidades como o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep) e alunos da Escola Estadual Fernando Bezerra.


Mais lidas