Sensibilidade

Criança retrata drama de refugiados e lança livro no Recife

Ingrid
Ingrid
Publicado em 20/10/2016 às 19:22
Leitura:

No livro, Shophia, que tem 10 anos, retrata o seu olhar sobre o drama dos refugiados em 24 ilustrações que estarão expostas entre a sexta (21) e a próxima quinta-feira (26) no piso L3 do Plaza. / Foto: Divulgação

No livro, Shophia, que tem 10 anos, retrata o seu olhar sobre o drama dos refugiados em 24 ilustrações que estarão expostas entre a sexta (21) e a próxima quinta-feira (26) no piso L3 do Plaza. Foto: Divulgação

O drama das crianças refugiadas na Europa inspirou Sophia Maia, mais conhecida por 'Fifi', a registrar através de ilustrações a sua visão dessa crise humanitária. A partir da inquietação da garota nasceu o livro "Imaginário - A Arte Solidária de Sophia", que será lançado no Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, juntamente com uma exposição nesta sexta-feira (21) às 18h30.

No livro, Shophia, que tem 10 anos, retrata o seu olhar sobre o tema em 24 ilustrações que estarão expostas entre a sexta (21) e a próxima quinta-feira (26) no piso L3 do Plaza. Algumas das ilustrações da mostra tem temática da Síria, sendo duas delas inéditas. Já o livro, traz além dos desenhos da garota, um pouco da história de Sophia e fotos dela visitando refugiados, em janeiro deste ano, quando doou o valor arrecadado com a venda de suas 41 primeiras ilustrações.

 

Mensagem aos refugiados

As crianças que forem visitar a exposição do trabalho de Sophia, poderão deixar mensagens para os refugiados, entre os dias 22 e 23 de outubro, já que será disponibilizado material para os pequenos. Todo o material produzido por quem visitar a exposição será entregue aos refugiados do Brasil.

Além do livro e dos quadros, o projeto "imaginário" traz peças como camisetas e canecas que estampam o trabalho de Sophia e custam de R$ 40 a R$ 100. Toda a renda da venda dos produtos será revertida para o Instituto de Reintegração dos Refugiados do Brasil (Adus), localizado em São Paulo. A organização não-governamental realiza um trabalho voluntário com os refugiados dando vários tipos de assistência e organizando eventos que promovem a troca cultural entre os povos.

Mais lidas