Cuidados

Segundo Camila Pitanga, Domingos Montagner não reagiu ao se afogar; bombeiros explicam

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 19/09/2016 às 9:54
Leitura:

Segundo Camila Pitanga, ator não mostrou reação ao se afogar / Foto: divulgação/Globo

Segundo Camila Pitanga, ator não mostrou reação ao se afogar Foto: divulgação/Globo

Em entrevista ao Fantástico nesse domingo (18), Camila Pitanga contou que o ator Domingos Montagner, que morreu afogado após um banho no Rio São Francisco na última quinta (15), não demonstrou desespero ao perceber que não conseguiria voltar às margens e evitou que a atriz tentasse resgatá-lo. “Ele aparentava estar paralisado”, disse Camila. A reação do artista mostra como as pessoas podem reagir de diversas maneiras ao estarem em uma situação perigosa.

“Existem reações diferentes de acordo com o comportamento da pessoa. No caso do ator, há possibilidade de que ele possa ter tentado reagir daquela forma para não passar afobação para Camila. Claro que tudo isso é uma possibilidade, mas as pessoas, na maioria das vezes, quando se deparam com uma situação assim, naturalmente costumam se precipitar, se apavorar, se debater, mexer braços e pernas para sair dessa situação”, afirma major Aldo, assessor de comunicação social do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

O major explica que é muito importante que pessoas interessadas em tomar banho ou mergulhar em rios e mares procurem locais seguros e com pessoas em volta para dar suporte caso seja necessário. Evitar também entrar na água com flutuantes, seja boias e pneus, pois dão uma falsa sensação de segurança e você ser levado pela correnteza.

Rio São Francisco foi o local onde ator Domingos Montagner morreu

Rio São Francisco foi o local onde ator Domingos Montagner morreuFoto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

“Não ingerir bebida alcóolica nem comer alimentos pesados antes de entrar na água, sobretudo em áreas desconhecidas, pois o corpo não reage da mesma forma. Se você não sabe nadar, não deve avançar no mar ou rio se a água estiver passando da cintura. Peça informação salva-vidas, moradores da região, para pegar dicas e saber se na área já houve acidentes”, explica.

Caso a situação de afogamento aconteça, os bombeiros orientam que somente uma pessoa com bastante habilidades natatórias, como um salva-vidas, se arrisquem para salvar a vítima. “É interessante que se tenha algum objeto que seja lançado, um pedaço de madeira, uma haste, uma prancha, qualquer coisa que flutue e ajude a pessoa. Se você não tiver experiência em nadar, é melhor primeiro não tentar ajudar, porque poderá ser mais uma vítima", alerta.

O especialista afirma ainda que, por ter menor densidade que o mar, o rio apresenta maiores chances de afogamento. Por conta da presença do sal, as águas salgadas fazem com que se flutue mais facilmente. As águas do rio também são mais agradáveis e atrativas para as pessoas, que podem se entrar sem se previnir", diz. Major Aldo alerta que, em situação de afogamento no rio, nunca se deve nadar contra a correnteza das águas, "Nadar sempre no sentido diagonal, se beneficiando da correnteza para que possa procurar uma margem ou uma área de mais calmaria. Se a pessoa estiver muito cansada, quase em exaustão, deve se manter na superfície da água com os pés para frente para tentar flutuar de costas, com a cabeça para trás. Os pés para frente também servirão de proteção para possíveis obstáculos que apareçam, como galhos e pedras. E os braços serão com um leme, servindo de direcionamento para sair da margem", exemplifica.

Atriz Camila Pitanga falou do desespero no momento da morte do ator

Atriz Camila Pitanga falou do desespero no momento da morte do atorFoto: reprodução

Os locais que apresentam maiores riscos nas praias do Recife e Região Metropolitana costumam ser sinalizados, mas os Bombeiros alertam características que podem ser facilmente identificadas como perigosas. "Trechos decorrentes de ondulações, as correntes de retorno, também chamadas de valas, a presença de corais, tudo isso provoca correnteza. Atentar sempre para as placas de sinalização e também as orientações dos salva-vidas", comenta. Entre os locais com maiores riscos de afogamento no Recife, o major cita trechos da Praia de Boa Viagem, como a próxima do Acaiaca, área do Pina perto de Brasília Teimosa e o mar perto da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

Dicas do Corpo de Bombeiros para evitar afogamentos:

- Não consuma bebida alcóolica nem coma muito antes de entrar na água.

- Evite usar flutuantes, como boia e pneus, na água com correnteza.

- Evite que a água ultrapasse o limite da cintura.

- Busque informação sobre o local onde você irá tomar banho ou mergulhar.

Mais lidas