Boas ações

Confira cinco opções de instituições para ser voluntário

Ingrid Cordeiro
Ingrid Cordeiro
Publicado em 27/08/2016 às 17:37
Leitura:

Neste domingo (28) é celebrado, após um decreto de 1985, o Dia Nacional do Voluntáriado e por isso, listamos algumas instituições que recebem voluntários seja para atuar no Recife ou no mundo. / Foto: Edmar Melo / JC Imagem

Neste domingo (28) é celebrado, após um decreto de 1985, o Dia Nacional do Voluntáriado e por isso, listamos algumas instituições que recebem voluntários seja para atuar no Recife ou no mundo. Foto: Edmar Melo / JC Imagem

Ajudar sem esperar nada em troca é o tipo de ação dos mais nobres deste mundo. Em coisas pequenas no dia a dia como um abraço ou ajudar alguém a atravessar a rua, as boas ações estão aos montes no mundo. No entanto, ser voluntário é mais: doar um tempo da sua vida, um domingo ensolarado, um sábado à noite, para ajudar pessoas regularmente. 

Neste domingo (28) é celebrado, após um decreto de 1985, o Dia Nacional do Voluntáriado e por isso, listamos algumas instituições que recebem voluntários seja para atuar no Recife ou no mundo.

 

1. Aiesec 

A Aiesec é uma instituição que promove intercâmbios universitários ao redor do mundo com a missão de "levar a paz e alcançar o preenchimento das potencialidades humanas". Há dois tipos de intercâmbios na organização, mas o Cidadão Global é o que leva estudantes brasileiros para países da América Latina, Índia, Egito e Leste Europeu.

Além do intercãmbio, a rede também aceita voluntários para trabalhar ajudando os intercambistas. "Escolhi ser voluntário depois de fazer intercâmbio, é bom doar um pouquinho do meu tempo, fazer coisas para tornar o mundo um pouquinho mais igual, explica Hugo Bittencourt, diretor de marketing da Aiesec.

PARA PARTICIPAR: quem quiser fazer o programa precisa saber inglês ou espanhol básico, dependendo do lugar que pretende ir, ter entre 18 e 30 anos, pagar uma taxa administrativa e se inscrever no site da Aiesec

 

2. Rede Fazer o Bem

A Rede Fazer o Bem tem por objetivo promover o amor, solidariedade, igualdade, compaixão e justiça social através das ações que promove. É uma rede de voluntários que atua nas pessoas que precisam de ajuda física ou emocional. De acordo com Amanda Rocha, voluntária da rede desde dezembro, "É muito bom ajudar, porque além de fazer o bem para as pessoas, a gente faz obem para nós mesmos também".

PARA PARTICIPAR: os interessados podem se cadastrar na rede e para obter mais informações, na página da Rede no facebook ou pelo número (81) 9. 8584-8022.

3. Novo Jeito

O movimento Novo Jeito foi fundada em 2010 e tem por objetivo "mudar comportamentos e realizar ações solidárias". O objetivo é fornecer através dessas ações uma vida mais digna para as pessoas, além de promover o bem. Os voluntários fazem ações diversas desde arrecadar mantimentos para mães com microcefalia até o projeto #MaisAmor que tem por objetivo distribuir rosas e abraços para pessoas.

PARA PARTICIPAR: acessando a página no facebook do movimento é possível obter mais informações, porém não há restrição para se voluntariar.

 

4. AACD

A Associação de Assistência à Criança Deficiente, AACD, teve início em 1950 e funciona como um centro de reabilitação, além de outras atividades, para crianças que não podem pagar por um tratamento. O objetivo é integrar socialmente os pacientes através da inserção no esporte paralímpico, programas de sustento para pessoas com deficiência física e os familiares, além de projetos de capacitação profissional. 

Atualmente a AACD conta com 1700 voluntárioas atuantes em 15 unidades espalhadas pelo Brasil. No Recife, a instituição funciona na Ilha de Joana Bezerra.

PARA PARTICIPAR: A única restrição é que o interessado tenha mais de 18 anos. O trabalho do voluntário da AACD é auxiliar os colaboradores e pacientes em várias tarefas da instituição e para se inscrever é só preencher um formulário no site.

 

5. Comunidade dos Viventes

A Comunidade dos Viventes tem por objetivo ajudar o próximo através de preceitos do cristianismo e vivendo radicalmente o evangelho. A partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, os viventes realizam projetos como o Vincular, que atende famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social.

PARA PARTICIPAR: basta entrar em contato com a comunidade pelo e-mail [email protected]

 

Transforma Recife

Inicativa da Prefeitura do Recife, o Transforma Recife é um site que reúne instituições do município e pessoas que desejam ser voluntárias funcionando como uma ponte para a realização do voluntariado. Os interessados se cadastram no site e recebem propostas de ONGs de acordo com as opções do voluntário. 

O Transforma Recife também tem um voluntariômetro localizado no viaduto Capitão Temudo, na Ilha do Leite, conta quantas horas já foram dedicadas ao voluntariado no Recife.

Mais lidas