Mapa

Apenas um município pernambucano está entre as 50 cidades mais violentas do Brasil

Emilayne Mayara dos Santos
Emilayne Mayara dos Santos
Publicado em 26/08/2016 às 9:16
Leitura:

Mapa da Violência leva em consideração homicídios por arma de fogo / Foto: William Krapp/Creative Commons

Mapa da Violência leva em consideração homicídios por arma de fogo Foto: William Krapp/Creative Commons

Com a divulgação do Mapa da Violência do Brasil - 2016, ficou constatado que o Nordeste é a região mais violenta do País. Da lista das 150 cidades com o maior número de mortes por arma de fogo, as seis primeiras posições são ocupadas por municípios nordestinos. A cidade mais violenta de Pernambuco, porém, só aparece na 49ª posição.

A cidade em questão é o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O mapa analisou homicídios cometidos por arma de fogo entre 2012 e 2014. O resultado no Cabo foi de 60,3 crimes do tipo a cada 100 mil habitantes durante esse período. O primeiro lugar da lista ficou com a cidade de Mata de São João, na Bahia, com 102,9 mortes por 100 mil habitantes.

No total, foram analisados cerca de 3 mil municípios brasileiros. Juntas, as cidades concentram 98% dos homicídos no País. A lista total das 150 cidades divulgadas conta, ainda, com mais três municípios de Pernambuco. Nenhum deles é a capital, Recife.

Na 107ª posição aparece a Ilha de Itamaracá, também no Grande Recife. Foram registrados 49,2 homicídios por 100 mil habitantes na cidade do Litoral Norte. Na posição 114 do ranking está Rio Formoso, localizado na Zona da Mata, com média de 48,2 crimes.

Por fim, Lagoa de Itaenga, também na Zona da Mata, aparece na 132ª posição, com 45,9 mortes. Os outros quatro municípios nordestinos que ocupam o top 5 são Murici (AL), Satuba (AL), Conde (PB) e Eusébio (CE). 

A lista completa pode ser conferida aqui

Mais lidas