Temporal

Paulista decreta situação de emergência por 180 dias devido a chuvas

Wladmir Paulino
Wladmir Paulino
Publicado em 30/05/2016 às 19:59
Leitura:

Chuvas provocaram diversos pontos de alagamento na RMR / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

Chuvas provocaram diversos pontos de alagamento na RMR Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

A Prefeitura de Paulista informou, nesta segunda-feira (30), que o município da Região Metropolitana do Recife decretou Situação de Emergência pelos próximos 180 dias, em decorrência do grande volume de chuvas que atingiu a cidade e outros municípios metropolitanos. Até o final da tarde de hoje, foram registrados 131 chamados pela Defesa Civil, com 14 reposições de lonas feitas por equipes da prefeitura e 70 casos de situação de alagamento. 

Até agora, 500 pessoas residentes em áreas de risco ou de alagados estão acomodadas temporariamente em quatro escolas públicas da cidade – Frei Guido, na Mirueira; Agamenon Magalhães, no Fragoso; Maria das Neves, em Jardim Paulista; e Jaime Bolt, na Vila Torres Galvão. Ainda segundo a prefeitura, somente quando a situação se "normalizar" as pessoas poderão voltar para suas casas.

A Defesa Civil alerta que quem ainda está em locais de risco deve procurar abrigo em outros lugares. O órgão está de prontidão para atender todas as solicitações dos moradores. Os chamados podem ser registrados pelo fone: 9090.9.8788.7822 e 9090.9.7119.6123. Os contatos estão disponíveis 24 horas. A população ainda pode acionar o telefone: 3371.7992, de segunda a sexta, no horário comercial. A Coordenadoria de Defesa Civil de PE (Codecipe), atende pelos através dos números: 3181.2491 / 31812490.

Ao longo desta segunda-feira (30.05), o bairro de Maria Farinha foi o que registrou o maior volume de chuva, sendo 213 mm até às 16h. Os demais bairros com alto índice de precipitação pluviométrica são: Janga, com 204 mm, e Vila Torres Galvão, com 195 mm.

COMUNIDADE DESABRIGADA - Cerca de 38 famílias da Comunidade dos Canos, em Jardim Paulista Baixo, em Paulista, estão em situação grave. As famílias estão desabrigadas, devido às fortes chuvas e o rompimento do reservatório da Compesa.

Essas famílias perderam seus pertences e precisam de doações. Elas se encontram alojadas na Escola Municipal Maria das Neves, que fica em frente a igreja universal do reino de Deus, em Jardim Paulista Baixo. Interessados em ajudar a comunidade podem entrar em contato co ma agente de saúde Isabel, que está ajudando os desabrigados. o telefone dela é o (81) 98550.6577.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA - Ao decretar situação de emergência, o governo, seja municipal ou estadual, pode pedir recursos ao governo federal para reparar os estragos causados pelos desastres naturais, além da elaboração de planos de emergência. A situação também permite a contratação de serviços e as compras sem a necessidade de licitação.

Mais lidas