Chove chuva

Dia do Sol: Recife é a capital do Nordeste com menos dias ensolarados

Ingrid
Ingrid
Publicado em 02/05/2016 às 19:09
Leitura:
Do nascer ao pôr do sol, o astro rei é de extrema importância para a sobrevivência dos seres vivos / Foto: @rosineideoliveiraa

Do nascer ao pôr do sol, o astro rei é de extrema importância para a sobrevivência dos seres vivos Foto: @rosineideoliveiraa

Quando chove, a hashtag #Raincife bomba nas redes sociais. Mas basta o sol provocar "um pouquinho mais" de calor que a hashtag #Hellcife lidera a lista dos assuntos mais comentados.  O que poucos sabem é que Recife é a capital com maior número de dias de chuva no Nordeste, mesmo que o calor esteja presente - quase - todos os dias e todas as horas na cidade conhecida por suas belas praias e céu azul.

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Recife, que analisa os dados de acordo com um média histórica baseada nos últimos 30 anos. É nesse cenário "chuvoso", e irônico, que é celebrado o Dia Internacional do Sol, lembrado nesta terça-feira, 3 de maio. Na capital pernambucana, são 218 dias por ano com registros de precipitações, seja um único milímetro de chuva ou um temporal. No total, são 2.417 mm de chuva por ano no Recife, sobrando 147 dias de sol (de rachar).

"O Dia do Sol é celebrado no primeiro mês do trimestre que mais chove no Recife. Maio, junho e julho são os meses com menos dias de insolação do ano. A única região do Estado onde as chuvas diminuem nesse período é no Sertão. Lá a média é de apenas 7 dias de chuvas para maio, por exemplo", explicou o meteorologista Ednaldo Correia de Araújo, chefe da seção de previsão do tempo do Inmet Recife.

Média história de dias de chuvas no Recife x ocorrido em 2016
Dados: Inmet/Recife | Arte: Bruno de Carvalho/NE10


Desenhar um sol para afugentar os dias de chuva é uma tradição infantil

Desenhar um sol para afugentar os dias de chuva é uma tradição infantil Foto: reprodução

Este ano, no Recife, dos 121 dias já decorridos entre 1º de janeiro e 30 de abril, 57% foram de chuvas. Para maio, a previsão é de que dos 31 dias, 25 sejam de chuvas. Nesta terça-feira (3), o Inmet estima que o dia seja de tempo nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas - menores de 10 mm. O sol deve nascer por volta das 5h22 e se pôr às 17h10. Já as temperaturas variam entre 23ºC e 30ºC.

O contexto "nebuloso" nos permite perguntar: Quem nunca desenhou um sol no chão nos dias de chuva e acreditou - do fundo do coração - que o tempo mudaria? Essa crença atribuída aos indígenas é só um dos indícios de como os seres vivos precisam do poder do astro rei como fonte de energia. Com tamanha importância, nada mais justo do que a iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o Sol para as pessoas. 

Internautas e profissionais do NE10 registraram seus olhares sobre o sol e marcaram as fotos com a hashtag #VemcomoSol

Internautas e profissionais do NE10 registraram seus olhares sobre o sol e marcaram as fotos com a hashtag #VemcomoSolFoto: Luiz Pessoa/NE10

VEM COM O SOL - Nos últimos verões, temporada mais quente do ano, o NE10, que tem como o símbolo o sol, convidou todos os seguidores do portal (@portalNE10) na rede social a compartilhar seus registros com a gente, através da hashtag #Vemcomosol. A ideia foi formar, durante a estação, uma grande galeria com registros tanto da equipe do portal quanto dos nossos curtidores. E esse conjunto de imagens colaborativas ficou lindo. Valiam - e ainda valem - imagens do nascer ao pôr do sol, de pontos turísticos, praia, piscina e tudo o mais que remetesse ao verão e ao astro rei.


Mais lidas