Bolhas no corpo

Na UTI, bebê precisa de doação de sangue após complicações da chicungunha

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 16/03/2016 às 16:03
Leitura:

No final do ano passado, diversas crianças apresentaram lesões de pele ligada à chicungunha / Foto: arquivo/divulgação HUOC

No final do ano passado, diversas crianças apresentaram lesões de pele ligada à chicungunha Foto: arquivo/divulgação HUOC

Diagnosticado com chicungunha, o pequeno Luan Fernando, de apenas dois meses de vida, está com várias lesões no corpo causadas por bolhas em decorrência da doença. Como se não bastasse, ainda precisa de doação de sangue urgentemente. Ele está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, área central do Recife. 

LEIA MAIS

» Confirmado vírus chicungunha em exames de três bebês com manchas e bolhas
» Exames descartam ligação de zika com bolhas em bebês

Luan está internado há 14 dias e há três na UTI, quando sofreu uma parada respiratória. Ele deu entrada na unidade com febre, mas após quatro dias surgiram bolhas no corpo da criança, que estouraram deixando feridas. Agora, o menino sofre com as lesões, comparadas pelos médicos a queimaduras de 1º e 2º graus, em 70% do corpo.

O menino está sendo alimentado e medicado por meio de uma sonda e não há previsão de alta. "Além do meu filho, outras quatro crianças estão internadas aqui no hospital com esse mesmo quadro de bolhas por chicungunha. Estão dizendo aqui é um tipo novo da doença que só afeta crianças", contou Luana Fernanda.

Segundo o infectologista Vicente Vaz, a apresentação de bolhas no corpo dos pacientes com chicungunha já foi descrita na medicina e não é rara, embora não seja o sintoma mais comum da doença. Ainda de acordo com o médico, as bolhas não são um sinal de que este é um tipo de grave da chicungunha, mas o fato de se tratar de um bebê o caso de torna grave. "Essa lesões de pele são raras nos adultos e muito mais frequentes nas crianças, por isso é preciso ter cuidado com esse sintoma", pontuou o especialista.

AJUDA - As pessoas dispostas a doar sangue para Luan podem procurar o Instituto de Hematologia do Nordeste (IHENE), na Rua Tabira, nº 54, bairro da Boa Vista. O tipo sanguíneo da criança é A+, mas qualquer tipo de sangue será recebido na unidade. A necessidade da transfusão, segundo a mãe do bebê, Luana Fernanda, 24 anos, é justificada por um quadro anêmico em decorrência da baixa de taxas como hemoglobina e plaquetas.

BALANÇO - De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, entre os dias 3 de janeiro e 12 de março deste ano, foram notificados 10.880 casos suspeitos de chicungunha em 149 municípios. Desses, 272 foram confirmados e 395 descartados. 

Em 2015, foram notificados 2.605 casos suspeitos, sendo 450 confirmados (3 importados - sendo 2 no município de Iguaraci e 1 em Itaíba, todos com infecção no estado da Bahia),  e 447 confirmados autóctones, sendo 220 na Região Metropolitana do Recife. Desste total, 589 casos foram descartados.

Mais lidas