Veterinários

Animais de estimação que sofrem para tomar remédio ganham petisco medicinal

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 23/02/2016 às 18:13
Leitura:

Pets com dificuldade para ingerir remédios têm novas alternativas para seguir com tratamento / Foto: divulgação Roval Vet

Pets com dificuldade para ingerir remédios têm novas alternativas para seguir com tratamento Foto: divulgação Roval Vet

Um bichinho de estimação doente pode ser grande problema. Isso porque a maioria dos pets tem muita dificuldade de ingerir as medicações prescritas pelo veterinário, deixando assim os seus tutores em maus lençóis para dar continuidade ao tratamento. O veterinário Ricardo Rafael Cavalcanti, especialista em comportamento animal, revela que não são raros os casos em que os donos chegam aos consultórios sem conseguir medicá-los. 

Consultórios veterinários ainda contam com aplicadores que facilitam a ingestão dos remédios

Consultórios veterinários ainda contam com aplicadores que facilitam a ingestão dos remédiosFoto: cortesia

“Os gatos são mais complicados para medicar porque a língua deles é mais áspera e eles têm mais sensibilidade nas papilas gustativas, mas tudo é uma questão de educação. Se o dono for orientado a ministrar o medicamento corretamente e fizer isso quando os bichos ainda são filhotes, os problemas são bem menores quando eles crescem”, explicou o veterinário.

Uma das dicas do médico é usar seringas (sem agulha) para injetar o medicamento líquido. O correto, segundo Ricardo Rafael, é mirar no céu da boca do bichinho e esperar que o remédio escorra. No caso do comprimidos, o correto é abrir a boca do animal e colocar a pílula direto na garganta, caso não consiga, é possível encontrar petiscos com o interior oco, onde os remédios podem ser escondidos.

Atenta à dificuldade de medicar os animais, a farmacêutica Graziella Marques criou, junto com sua sócia, uma linha de medicamentos atrativa ao paladar dos bichinhos. São biscoitos de ração que contam com substâncias médicas, pastas medicinais que são aplicadas nas patinhas dos gatos para eles possam lambê-las, entre outros. Esses produtos são comercializados na farmácia de manipulação Roval Pet e custam, em média, R$ 20 a mais dos que as tradicionais cápsulas.

Biscoito com remédio e pasta medicinal para gatos lamberem as patinhas são os mais procurados. Fotos: divulgação Roval Vet

“Nós temos ativos diferentes que não são encontrados numa farmácia convencional de uso humano ou veterinário. Além disso, fazemos o remédio ficar atrativo para animais, facilitando o tratamento deles”, contou Graziella Marques que disse que a ideia de investir no ramo surgiu a partir de experiências vividas por ela e sua sócia, além de amigos e familiares que também têm bichinhos de estimação.

Balthazar não curtia tomar remédio, até ganhar biscoitinhos medicinais

Balthazar não curtia tomar remédio, até ganhar biscoitinhos medicinaisFoto: reprodução Instagram

A empresária Polliana Cardoso é tutora de um Lhasa apso chamado Balthazar, de 4 anos. Ela tinha muita dificuldade para medicar o cãozinho e numa ocasião que ele precisou passar por uma cirurgia, o antiinflamatório virou um delicioso biscoitinho com sabores de frango e carne. “Eu sabia que podia manipular o remédio, mas só descobri que podia virar biscoito procurando na internet. Hoje quando vamos abrir o saquinho ele já vem correndo pra comer o biscoitinho com remédio”, contou Polliana.  

O Brasil é o 4º maior do mundo em população total de animais de estimação - são mais de 132 milhões de bichinhos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com tanto pet precisando de carinho, atenção e cuidados, o mercado de produtos veterinários tem se tornado um negócio lucrativo e cada vez mais criativo.

Mais lidas