Feriado

Confira o que abre e fecha no Grande Recife neste Carnaval

Ingrid
Ingrid
Publicado em 04/02/2016 às 15:47
Leitura:

 Frevo, maracatu, caboclinho, uma mistura de ritmos e alegria tomam conta de toda a cidade e quem vai ficar para a festa pode conferir o que abre e o que fecha nesses dias de folia. / Foto: Ilustração/Guilherme Castro

Frevo, maracatu, caboclinho, uma mistura de ritmos e alegria tomam conta de toda a cidade e quem vai ficar para a festa pode conferir o que abre e o que fecha nesses dias de folia. Foto: Ilustração/Guilherme Castro

Com a chegada da folia de momo, a intenção da maioria dos recifenses é de comemorar o Carnaval. A festa, que é de longe uma das mas celebradas, cultua e enaltece a cultura pernambucana. Frevo, maracatu, caboclinho, uma mistura de ritmos e alegria tomam conta de toda a cidade e quem vai ficar para a festa pode conferir o que abre e o que fecha nesses dias de folia.

 

ACADEMIAS RECIFE - As 13 Academias Recife, que estão espalhadas pela cidade, funcionarão somente pela manhã na sexta-feira (5) das 5h:30 às 9h:30. Estarão de recesso durante todo o carnaval, voltando a partir da quinta-feira (11) em expediente normal.

 

LAZER NA RUA- No domingo (7) não haverá o projeto Lazer na Rua, que estimula a prática de exercícios ao ar livre, porém no dia 14 de fevereiro, o projeto terá funcionamento normal.

 

BANCOS - Os bancos estarão fechados para atendimento ao público na segunda (8) e terça-feira de carnaval (9), porém reabrem a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas (10). 

 

CICLOFAIXA - A ciclofaixa não será montada nas ruas do Recife no domingo de carnaval, nem no feriado da terça-feira gorda. A programação voltará no domingo seguinte (14) das 7h às 16h.

 

COMÉRCIO DO CENTRO E BAIRROS - Do sábado a segunda-feira, o funcionamento será facultativo, já na terça-feira (9) o comércio estará fechado voltando as atividades de modo facultativo na quarta-feira até 12h. Após às 12h, o funcionamento será normal.

 

CORREIOS - No sábado (6) apenas as agências do Aeroporto e Shoppings Recife e RioMar funcionarão, o horário será das 9h às 17h. As demais unidades estarão fechadas. De domingo à terça-feira de carnaval, todas as agências estarão fechadas, porém retornarão as atividades na quarta-feira de cinzas (10) a partir do meio dia, com exceção da Agência Central e das unidades do Recife Antigo e Olinda.

 

DETRAN - Uma equipe de servidores estará de plantão na sede do Detran, no bairro da Iputinga, do sábado (6) a quarta-feira de cinzas (10) para efetuarem a entrega de carteiras de habilitação apreendidas pela fiscalização, além da implantação de notificações. Os usuários serão atendidos das 10h às 16h pelo portão principal, na Estrada do Barbalho.

 

EXPRESSO CIDADÃO - Todas as unidades estarão fechadas do sábado (6) a quarta-feira de cinzas (10). O funcionamento voltará ao normal na quinta-feira (11). Já nesta sexta-feira (5), a unidade da Boa Vista funcionará até às 13h30. As demais, funcionarão até às 16h.

 

JARDIM BOTÂNICO - O Jardim Botânico do Recife,  que fica no bairro do Curado na Zona Oeste da cidade, estará aberto durante todo o carnaval, excetuando-se a segunda-feira (8), como opção de lazer para quem deseja fugir da folia. O equipamento público de pesqusa e conservação funcionará das 9h às 15h:30. Durante este período, por conta do feriado, o local não contará com vsita guiada.

 

MUSEUS- Os museus param de funcionar na sexta-feira (5) e retomam a rotina na quinta-feira (11).

 

INSTITUTO RICARDO BRENNAND- O centro cultural estará fechado do sábado (6) a terça-feira de carnaval (9). Na quarta-feira de cinzas (10), o museu abre a partir das 13h.

 

SAÚDE- As Upinhas - Unidades de Saúde da Família-, estarão abertas 24 horas, para pequenas urgências da população já cadastrada. As demais Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais funcionarão até a sexta-feira (5) e só retornam na quinta-feiira (11).

As Policlinicas e Maternidades Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) estarão com atendimento 24 horas, além de oferecer atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica Professor Arnaldo Marques e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira), estarão funcionando normalmente.

O plantão da Policlínica Lessa de Andrade para vacinação antirrábica vai funcionar normalmente, durante o Carnaval, das 8h às 12h, com demanda espontânea. No Local, também funcionará o Ambulatório do Viajante, com informações sobre vacinas para quem está em viagem e emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24 horas, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta e notificação aos surtos e epidemias poderá ser acionado pelas unidades de saúde por meio dos números 0800.201.2120 e 99488.6375.

 

TJPE- O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funcionará em regime de plantão no Carnaval. De 6 a 10 de fevereiro, as atividades judiciais ficarão suspensas, funcionando em regime de plantão para atender as demandas urgentes de caráter cível e criminal, como habeas corpus, mandados de segurança e medidas cautelares, entre outras. As atividades retornarão ao normal em todas as unidades judiciárias na quinta-feira, 11. No sábado, o esquema de plantão sofrerá alterações por causa do desfile do Galo da Madrugada. O plantão funcionará exclusivamente no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, das 13h às 17h. Ainda no sábado, o TJPE também atenderá a população durante o desfile do Galo, no Juizado do Folião.

 

O Juizado do Folião terá dois pólos: Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, no bairro de Santo Antônio; e na Estação Central do Metrô do Recife. O serviço vai funcionar das 13h às 21h. Nos locais, serão atendidos casos que envolvem delitos de menor potencial ofensivo cujas penas não ultrapassem dois anos de prisão, como agressões, danos ao patrimônio público e provocação de tumulto. Os casos considerados mais graves serão redirecionados a outros órgãos da Justiça Estadual. Já o Juizado Especial Cível do Aeroporto do Recife atuará normalmente durante o Carnaval, das 7h às 19h.

 

SHOPPINGS

 

- Boa Vista: Na sexta-feira (5) funciona das 9h às 18h. Sábado e domingo (8 e 9) o shopping estará fechado, porém na segunda e terça-feira (8 e 9) o cinema exibirá programação normal. O Game Station funcionará das 11h às 20h e as praças de alimentação terão abertura facultativa, das 13h às 19h. Na quarta-feira de cinzas (10), o shopping funcionará normalmente.

 

- Guararapes: No sábado (6), o funcionamento será normal, das 9h às 19h, excetuando-se o Hiper Bompreço, que funcionará das 8h às 20h. Domingo, segunda e terça-feira de carnaval (7, 8 e 9) as lojas estarão fechadas, porém alimentação e lazer terá ponto facultativo das 12h às 21h. O cinema exibirá filmes conforme a programação.

 

- Paço Alfândega: O shopping, que fica no bairro do Recife, terá funcionamento completo das 12h à 0h do sábado a terça-feira de carnaval (6 a 9). Na quarta feira (10), o horário será das 12h às 21h com todas as lojas abertas.

 

- Plaza: No sábado, o shopping funcionará das 10h às 19h, mas as Lojas Americanas abrem uma hora mais cedo, às 8h. Domingo, segunda e terça-feira de carnaval (7, 8 e 9), as lojas estarão fechadas, mas a praça de alimentação, o Game Station e as Lojas Americanas funcionarão das 12h às 20h. Já o cinema será conforme a programação. Na quarta-feira de cinzas (10), o mall terá seu funcionamento das 12h às 22h.

 

- Recife: No sábado, o funcionamento será normal das 9h às 19h. Domingo, segunda e terça-feira de carnaval (7, 8 e 9), as lojas estarão fechadas, mas alimentação e lazer terão ponto facultativo das 12h às 20h. Na quarta-feira, o mall abre normalmente das 12h às 22h.

 

- Tacaruna: No sábado, as lojas funcionarão das 9h às 17h, excetuando-se o Hiper Bompreço (das 8h às 20h) e as Lojas Americanas, Game Station e praças de alimentação (das 9h às 20h). O cinema funcionará das 14h às 22h30. Já no domingo (7), o cinema terá o mesmo horário de funcionamento do sábado (6). A lojas e quiosques estarão fechadas, mas o Hiper Bompreço e as Lojas Americanas funcionam das 9h às 19h. Praças de alimentação e Game station terão ponto facultativo. Na segunda e terça-feira de carnaval, as Lojas Americanas fecham uma hora mais cedo, às 18h. Já as demais lojas estarão fechadas, no entanto, praças de alimentação e Game Station terão ponto facultativo. O cinema, funcionará normalmente. Na quarta-feira de cinzas, o funcionamento será das 12h às 22h para todas as lojas, praças de alimentação e Game Station, já o cinema funciona normalmente.

 

- RioMar: No sábado (6), as lojas e quiosques terão funcionamento normal das 9h às 19h, já a praça de alimentação, restaurantes, Lojas Americanas e farmácias funcionarão em esquema facultativo após às 19h. Domingo, segunda e terça de carnaval (7, 8 e 9) o mall abrirá em esquema facultativo para restaurantes, farmácias, praça de alimentação e Lojas Americanas, das 12h às 21h. Lojas e quiosques estarão fechados. Na quarta-feira de cinzas, as operações funcionam normalmente das 12h às 23h.

- North way: No sábado, o shopping funciona das 9h às 19h. Já domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, o mall estará fechado, voltando as atividades na quarta-feira das 12h às 22h.

Mais lidas