Temporal de sexta

Vários bairros do Grande Recife permanecem sem energia elétrica

Ingrid
Ingrid
Publicado em 31/01/2016 às 10:49
Leitura:

Depois do temporal, equipes da Celpe trabalham para regularizar fornecimento de energia / Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Depois do temporal, equipes da Celpe trabalham para regularizar fornecimento de energia Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

O temporal que atingiu o Grande Recife na última sexta-feira (29) ainda deixa prejuízos. Moradores de alguns bairros de cidades da RMR estão sem energia elétrica há mais de 30 horas, como Aldeia, em Camaragibe; São Lourenço da Mata; Cordeiro, Beberibe, Mustardinha, Curado e Várzea, no Recife. De acordo com o gerente de operação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Saulo Cabral, em entrevista à Rádio Jornal, neste domingo (31), cerca de 6% das 500 mil família afetadas ainda permanecem sem abastecimento de energia. 

Também falta água nos municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Paulista  e Olinda (exceto as áreas de poços). Os bairros de Campina do Barreto, Cajueiro, Porto Madeira, Fundão, Água Fria e Arruda, na Zona Norte do Recife, também estão com problemas no abastecimento. Segundo a Compesa, o sistema Botafogo está paralisado desde a sexta, devido à falta de energia. 

A Celpe informou que está priorizando serviços públicos como hospitais e as unidades da Compesa, para que o sistema de abastecimento de água seja restaurado. Desde o início das operações emergenciais a empresa de energia informou que focou o atendimento à Compesa. A maioria das unidades responsáveis teve a energia reestabelecida. Além disso, 30 profissionais do Rio Grande do Norte ajudam na força-tarefa montada pela companhia desde o sábado. 

Ainda de acordo com Saulo Cabral, pelo menos 98% dos afetados terão o serviço restabelecido neste domingo (31). No entanto, casos menores - como poucas casa em uma rua - e muito graves - que precisem de obras - serão consertados ao longo dos próximos dias. 

Sobre a capacidade da rede elétrica em resistir a tais eventos da natureza, como o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que atingiu o Estado na última sexta-feira, o gerente informou que o caso foi uma exceção e pediu a compreensão da população. "Em 16 anos de setor elétrico nunca vi evento dessa magnitude; foram 100 postes caídos num intervalo de 3h", disse. 

Além das ações operacionais, a empresa ampliou os pontos de teleatendimento e está disponibilizando, no fim de semana, cinco lojas (Cordeiro, Olinda, Shoping Guararapes, Boa Viagem, Madalena e Centro) para receber atendimento presencial.

Os usuários podem ainda registrar a falta de energia por meio de SMS para o número 27308, informando o número da conta contrato no campo de mensagem.

Mais lidas