Meteorologia

Maior precipitação amplia a incidência de raios e trovões no Grande Recife

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 29/12/2015 às 9:54
Leitura:

Chuvas neste período do ano são mais comuns no Sertão e não no litoral / Foto: reprodução de vídeo

Chuvas neste período do ano são mais comuns no Sertão e não no litoral Foto: reprodução de vídeo

Na madrugada desta terça-feira (29), muitos moradores do Grande Recife se assustaram com raios e trovões. A causa, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), é a maior concentração de precipitação nas nuvens.

As chuvas são formadas a partir de um sistema chamado vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), que é quando há uma alteração do campo do vento na alta atmosfera. "Quando o vento se movimenta no sentido horário, faz com que o ar suba e a nuvem se desenvolva", explica o meteorologista Roni Guedes. O normal é o vento se movimentar na direção horizontal.

Muito carregadas, as nuvens trocam descarga elétrica dentro e entre elas e, ao passar próximo à superfície, ocorre a descarga da nuvem para o solo. "A base da nuvem emite o raio, que atinge a parte mais alta da superfície, que pode ser um prédio, por exemplo", afirma Guedes. As áreas mais atingidas nesta madrugada foram o litoral pernambucano - principalmente na Mata Norte - e parte do Agreste do Estado.

De acordo com o meteorologista, as chuvas neste período do ano são mais comuns no Sertão e não no litoral. As alterações ocorrem entre dezembro e janeiro, às vezes de forma mais intensa. Apesar disto, na avaliação de Roni Guedes, o sistema está perdendo força e as chuvas devem diminuir em Pernambuco.

LOCAIS DOS RAIOS - A Agência Pernambucana de Águas e Clima não tem instrumentos para medir a quantidade e locais exatos da incidência do fenômeno. Os raios provocaram danos em equipamentos da Rede Globo Nordeste, localizada em Olinda, no Grande Recife. Isso fez com que a transmissão fosse interrompida, impedindo a exibição do telejornal Bom Dia Pernambuco. No espaço do telejornal local, foi exibido na região o Bom Dia Mato Grosso.

No Recife, pessoas de diversos bairros ouviram trovões durante a noite. O internauta Filipe Bispo enviou um vídeo de raios e relâmpagos nesta madrugada, do bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana. Confira:


Mais lidas