Combate ao HIV

Campanhas na RMR lembram Dia Nacional da Luta contra Aids

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 30/11/2015 às 21:37
Leitura:

A Aids é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV. Ela ataca o sistema imunológico diminuindo a capacidade do corpo humano de reagir a várias outras doenças. / Foto: AFP

A Aids é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV. Ela ataca o sistema imunológico diminuindo a capacidade do corpo humano de reagir a várias outras doenças. Foto: AFP

Várias campanhas estão planejadas nesta terça-feira (1º) para lembrar o Dia Nacional de Luta contra Aids como atividades educativas e testes gratuítos de HIV. A maioria das ações acontece na Região Metropolitana do Recife (RMR) durante todo o dia.

No Pátio do Carmo, a Secretaria de Saúde do Estado disponibilizará um ônibus que fará testes de HIV e Sífilis. O ônibus estará estacionado no pátio das 9h às 15h e a secretaria espera atender cerca de 200 pessoas. O governo do Estado continuará a ação durante todo o mês de dezembro com a distribuição de preservativos, gel lubrificantes, folders informativos e cartazes. A expectativa é atender municípios, serviços de saúde, ONGs, faculdades e outras instituições.

A Prefeitura do Recife promoverá ao longo da semana diversas atividades educativas sobre o tema. No dia 1º, das 8h às 11:30, a Policlínica Waldemar de Oliveira, localizada em Santo Amaro, oferece teste rápido de HIV e palestras sobre o assunto. Haverá também distribuição de preservativos – masculino e feminino. Já na Unidade de Saúde da Família (USF) Engenho do Meio, no bairro de mesmo nome, às 8h, os moradores também serão submetidos aos testes. Os mercados públicos da Encruzilhada, Água Fria e Beberibe receberão uma ação de panfletagem com material educativo. No próximo sábado (5), no Parque da Jaqueira, além de teste rápido para detecção de HIV, a população contará ainda com orientações sobre a política LGBT, doenças sexualmente transmissíveis e outros serviços de saúde, tudo a partir das 9h.

Na Praça João XXIII, em Paulista, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará no local, das 8 às 12h, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. As equipes também farão a distribuição de material educativo sobre a temática. Essas atividades continuam na quinta-feira (3), na orla do Janga, na altura do Núcleo de Segurança Comunitária, e, na sexta-feira (4), próximo ao posto de saúde Francisco Marcelo Dias, na comunidade do Tururu. O serviço acontece sempre das 8 às 12h.

Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) está organizando apresentações de peças teatrais, oficinas, distribuição de preservativos e de informativos e exibição de filme. A ação começará as 8h na Praça da Independência, que fica no Centro do Recife, e faz parte do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, coordenado pelo sindicato. Serão distribuídos materiais didáticos e informativos sobre o HIV/AIDS. 

DADOS- A aids é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus HIV. Ela ataca o sistema imunológico diminuindo a capacidade do corpo humano de reagir a várias outras doenças. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Governo de Pernambuco, a aids continua em crescimento no Estado. São mais de 21 mil casos desde 1993, sendo pouco mais de 14 mil homens e 7.741 mulheres portadores do vírus HIV. Já no Recife, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, de julho de 2014 até agora, foram notificados 593 casos de pessoas infectadas pelo HIV, sendo 419 homens e 174 mulheres. Destes, 42% têm menos de 30 anos e 5% são adolescentes (10 a 19 anos).

Para a prevenção, o uso do preservativo é essencial. Só ele pode inibir doenças sexualmente transmissíveis (DST's) como a aids, sífilis e outras.

Mais lidas