Festa do Morro

Dez dias de festa no Recife em homenagem a Nossa Senhora da Conceição

Inês Calado
Inês Calado
Publicado em 28/11/2015 às 15:58
Leitura:

Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada para a festa deste ano / Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada para a festa deste ano Foto: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

A tradicional Festa do Morro, realizada há mais de 100 anos no Morro da Conceição, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, comemora sua 111ª edição a partir deste domingo (29). A festa começa a partir das 18h, com a Procissão da Bandeira, saindo do Sítio da Trindade em direção à paróquia do morro. A missa solene de abertura está marcada para 19h, presidida pelo pároco anfitrião. Após a celebração, haverá shows de Antonio Cardoso e Anjos de Resgate [confira a programação completa no fim da matéria].

De acordo com o padre da paróquia do Morro da Conceição, José Roberto da Silva França, é esperado 1 milhão de pessoas na festa, que é considerada o Natal da comunidade. "A expectativa é de fazermos um grande evento, em virtude das coisas boas que estão agendadas para acontecer", afirma. Serão 56 missas e mais de 10 shows religiosos. Da segunda-feira (30) até o dia 7 de dezembro haverá novena da Imaculada Conceição diariamente (às 17h), assim como confissões na igreja, que vão até o dia de encerramento, 8 de dezembro.

O diferencial deste ano é que a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi restaurada, após 14 anos da última revitalização, em 2001. A inauguração foi no último domingo (22), com uma missa de ação de graças. O restauro custou R$ 390 mil, financiado pelo Armazém Coral e o Real Hospital Português. A imagem foi trazida da França em um navio no ano de 1904, mede 5,5 metros e pesa 1,8 tonelada.

Bobby Fabisak/JC Imagem
Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Recife da França em 1904 - Bobby Fabisak/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fiéis vão ao morro para agradecer as graças do ano presente e pedir bênçãos para o ano novo - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fiéis levam filho para receber bênçãos de Nossa Senhora da Conceição - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fé leva milhares de pessoas ao Morro da Conceição - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Festa convoca fiéis do Recife e outras localidades - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Devotos de Nossa Senhora da Conceição se emocionam nas comemorações - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fé leva milhares de pessoas ao Morro da Conceição - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Imagens e objetos de Nossa Senhora da Conceição são comercializados no entorno da festa - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ao Recife da França em 1904 - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fiéis sobem escadarias do Morro da Conceição para pagar promessas - Diego Nigro/JC Imagem
Diego Nigro/JC Imagem
Fé leva milhares de pessoas ao Morro da Conceição - Diego Nigro/JC Imagem
Bobby Fabisak/JC Imagem
Devotos acendem velas para Nossa Senhora da Conceição - Bobby Fabisak/JC Imagem


Além disso, a comunidade comemora a elevação da paróquia a Santuário, o que ocorrerá durante a missa de encerramento da festa, no dia 8 de dezembro. "São três pré-requisitos, precisa ser um lugar sagrado, um lugar de peregrinação que tem grande fluxo de pessoas e precisa ser reconhecido pelo ordinário local, neste caso, o arcebispo [dom Fernando Saburido]", explica o pároco José Roberto.

Os homenageados da Festa do Morro 2015, que tem como tema "Maria: reflexo da Divina Misericórdia", são o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que oferece serviços de reabilitação e prevenção a crianças e jovens do morro e a congregação religiosa Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, que promove atividades espirituais, vocacionais e sociais na comunicade em parceria com a paróquia.

No dia de Nossa Senhora da Conceição - feriado municipal no Recife - haverá missas à 0h, 2h, 4h, 6h, 8h e 10h. Das 12h às 16h, haverá louvor e adoração da santa. A procissão de encerramento começa às 14h, saindo do Forte do Brum, na área central do Recife, em direção ao Morro da Conceição, pela Avenida Norte.

A última missa da festa será às 18h, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. É neste momento que a paróquia será elevada à Santuário. A festa acaba com shows do padre João Carlos e do frei Damião Silva e Banda, já esperando a próxima edição.

"As pessoas guardam histórias para contar, vêm fazer promessas, buscar luz para tocar a vida, recarregar as baterias. Contar com a ajuda de Nossa Senhora para ter um ano vitorioso. O morro se esconde o ano inteiro e mostra a cara nesta festa. É muito emocionante para a gente", descreve.

Confira a programação completa da Festa do Morro 2015:

Mais lidas