Celebração

Morro da Conceição celebra neste domingo nova imagem de Nossa Senhora

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 21/11/2015 às 19:52
Leitura:

Neste domingo (22), será inaugurada a nova imagem da Nossa Senhora da Conceição, no morro que leva o nome da santa, em Casa Amarela (Zona Norte do Recife). Uma missa, presidida pelo pároco da igreja, Padre José Roberto França, será celebrada às 9h com direito à bênção da imagem. 

A 111ª edição da festa do Morro, em homenagem à Nossa Senhora da Conceição ,terá início no próximo dia 29 e segue até o dia 8 de dezembro. Mas os fiéis têm um motivo a mais para comemorar: a paróquia que leva o nome da Nossa Senhora será elevada à categoria de santuário arquidiocesano.

Nessa sexta-feira, foi divulgado o esquema para o evento, que leva cerca de um milhão de fiéis ao Morro. Nos dez dias de festa, serão celebradas 56 missas, e a Polícia Militar programou 1.865 lançamentos de pessoal, além de manter três postos de comando na área. Já para o trânsito, a mobilização de 550 agêntes está planejada.

Os comerciantes que trabalharão no local estão sendo capacitados pela Vigilância Sanitária e 25o fiscais de controle urbano atuarão no ordenamento dos ambulantes. A Secretaria de Saúde funcionará com plantões na Unidade da Família do Morro, entre os dias 5 e 8, com apoio de uma ambulância.

No dia 29, a Procissão da Bandeira abre as comemorações, saindo às 18h do Sítio da Trindade até a Praça da Conceição, onde uma missa será celebrada. Logo depois, o cantor Antônio Cardoso e a Banda Anjos de Resgate sobem ao palco, inaugurando o cilco de shows religiosos.

Já no dia 8, dedicado à santa, as missas acontecerão a cada duas horas, entre a zero hora e 10h. A procissão de encerramento sairá do Forte do Brum, às 15h, até o Morro da Conceição, onde o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidirá uma missa solene.

A imagem foi restaurada pela arquiteta Karla Grimaldi e foi erguida toda em ferro fundido. “Fiquei surpresa quando percebi que no último restauro, em 2001, haviam retirado toda a referência de pintura histórica, ela deveria ter umas dez camadas, então tive que me basear na cor existente”, declarou em entrevista ao Jornal do Commércio nessa sexta-feira. O restauro foi financiado pelo Armazém Coral e o Hospital Português e teve custo de R$ 390 mil.

O tema da festa deste ano é "Maria, Reflexo da Divina Misericórdia" e terá como homenageados o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), que oferece servições de reabilitação e prevenção a crianças e jovens do Morro; e a congregação religiosa Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, que promove atividades espirituais, vocacionais e sociais na comunicade em parceria com a paróquia.

Todos os dias haverá shows religiosos. Confira a programação musical:

29.11 - Antônio Cardoso e Anjos de Resgate

30.11 - Cervac e Morro Desce a Ladeira

01.12 - Paulo Deérre e Banda

02.12 - Luiz Claudio (Penha) & Banda

03.12 - Dudu do Acordeon

04.12 - Poetas Violeiros e Declamadores de Afogados da Ingazeira

05.12 - Viviane Arruda

06.12 - Obra de Maria

07.12 - Tributo a Maria

08.12 - Padre João Carlos e Frei Damião Silva e Banda


Mais lidas