Intervenção urbana

Barraco é instalado no Marco Zero para cobrar conclusão de obra no Pilar

Do NE10
Do NE10
Publicado em 15/11/2015 às 10:48
Leitura:

Além da instalação urbana, integrantes do Seja a Mudança recolhem assinaturas da população / Foto: Benira Maia/NE10

Além da instalação urbana, integrantes do Seja a Mudança recolhem assinaturas da população Foto: Benira Maia/NE10

Para cobrar uma resposta da Prefeitura do Recife sobre o atraso nas obras de urbanização da Comunidade do Pilar, integrantes do movimento "Seja a Mudança" instalaram, na manhã deste domingo (15), um barraco de tábua coberto por lonas plásticas no Marco Zero - em um dos principais pontos turísticos do Recife. Uma faixa também foi estendida no local com a seguinte pergunta: "Em vez da sua casa, você recebesse isso?".

Além da instalação urbana, representantes do movimento e moradores da comunidade convidam ciclistas e pedestres que circulam no Marco Zero neste domingo para participar de um abaixo-assinado que será entregue ao prefeito Geraldo Julio, cobrando a conclusão da obra e um maior diálogo com a comunidade.

Benira Maia/NE10
- Benira Maia/NE10
Benira Maia/NE10
- Benira Maia/NE10
Benira Maia/NE10
- Benira Maia/NE10
Benira Maia/NE10
- Benira Maia/NE10


De acordo com o servidor público federal Igor Sacha, que faz parte do movimento "Seja a Mudança", o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu denúncia sobre o atraso da obra em abril deste ano e já abriu processo para apurar os motivos. Uma audiência pública na Câmara dos Vereadores também será realizada no próximo dia 20 de novembro para discutir o assunto. 

PROJETO - A comunidade está localizada no Bairro do Recife, a poucos metros da sede da prefeitura. O plano de urbanização foi anunciado em 2000, mas a obra só teve início dez anos depois, em 2010. E o prazo de conclusão já foi adiado várias vezes, a última para o fim de 2017. Em cinco anos, a prefeitura conseguiu entregar apenas 80 unidades residenciais, das 588 prometidas aos moradores do Pilar.

Inicialmente orçada em R$ 39,4 milhões, a intervenção teve o valor reajustado para R$ 46 milhões. São recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Caixa Econômica Federal, PAC e prefeitura. As 588 unidades estarão distribuídas em 17 blocos, ocupando dois lotes, um com 332 apartamentos e outro com 256.

Mais lidas