Cidade Universitária

Dois são detidos na desocupação da reitoria da UFPE

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 08/10/2015 às 8:15
Leitura:

Fora da reitoria, universitários gritaram palavras de ordem / Foto: Diego Nigro/JCImagem

Fora da reitoria, universitários gritaram palavras de ordem Foto: Diego Nigro/JCImagem

Após a desocupação total de cerca de 50 estudantes da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira (8), pelo menos duas pessoas foram detidas pela polícia, por desacato e resistência.

O professor Robério Siqueira Pinto, 25 anos, e a estudante Thais Cavalcanti Bezerra, 20, foram levados à sede da PF no Recife, na Avenida Cais do Apolo, onde fizeram exame de corpo de delito. Eles foram autuados por se oporem a "execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo".

A pena para este crime é detenção de dois meses a dois anos, mas a PF informou que o professor e a estudante foram liberados e responderão em liberdade.

Fora da reitoria, os universitários seguiam protestando às 8h10, ecoando palavras de ordem. "Eles entraram por trás jogando gás de pimenta na gente e desceram o cacete", afirmou uma participante do movimento Ocupe Reitoria à Rádio Jornal.

Os estudantes ocupavam o local há 7 dias e foram retirados hoje em ação da Polícia Militar e Polícia Federal, em cumprimento de mandado de reintegração de posse.

Veja vídeo do momento em que os manifestantes desocuparam a reitoria:

ENTENDA - Os estudantes pedem que o encontro que vai avaliar o novo Estatuto da UFPE seja aberto à comunidade acadêmica. Os universitários alegam que, fechado, o conselho pode mudar o Estatuto original, cuja elaboração contou com a contribuição de todos os segmentos da universidade.

O novo documento prevê paridade eleitoral em todos os níveis de decisão da instituição (peso igual para o voto de professor, aluno e técnico administrativo).  A reitoria da UFPE alega que o novo Estatuto fere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê peso do voto de professor de 70%, do estudante, de 15%, e do técnico, 15%.

A elaboração do novo Estatuto começou desde dezembro de 2011. Após finalizado, o texto será enviado ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação. O estatuto usado atualmente é de 1975. 

Mais lidas