Recife

Remadores são feridos e embarcação é quebrada por galho solto no Rio Capibaribe

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 03/09/2015 às 9:01
Leitura:

Dois dos três remadores da embarcação não conseguiram desviar do galho / Foto: Bruno de França / Cortesia

Dois dos três remadores da embarcação não conseguiram desviar do galho Foto: Bruno de França / Cortesia

A poluição no Rio Capibaribe causou um acidente que por pouco não tomou proporções mais graves quando dois remadores do Sport foram atingidos por um grande galho solto durante um treinamento na manhã desta quinta-feira (3) no Centro do Recife. Além de alguns arranhões sofridos por dois dos três atletas que estavam no rio, a parte metálica da embarcação foi quebrada com a violência do impacto. 

O impacto da colisão quebrou a parte metálica da embarcação

O impacto da colisão quebrou a parte metálica da embarcaçãoFoto: Bruno de França / Cortesia

O remador Thyago Mendes, que treina no Rio Capibaribe há 12 anos, foi um dos atingidos pela parte da árvore que estava boiando e afirma que a equipe já é acostumada a desviar de obstáculos, mas que foi pega de surpresa com o galho, que tinha cor semelhante a do rio: "Essas batidas acontecem com outros barcos e até mesmo em pontes, e já estamos precavidos para isso, mas essa é uma situação nova que pegou a gente de surpresa (...) se estivéssemos cinco centímetros mais ao lado o terceiro atleta do barco teria se ferido gravemente com a ponta afiada do galho", disse. 

Os remadores sofreram arranhões

Os remadores sofreram arranhõesFoto: Bruno de França / Cortesia

Thyago lembrou, ainda, que nos doze anos de treino no Rio Capibaribe a poluição do local só aumentou: "A vivência com a natureza é um espetáculo, podem até existir projetos e planejamentos para o rio, mas no dia a dia a gente não consegue perceber melhorias, só dejetos, lixo e esgoto". 

NÃO É NOVIDADE - No mês de junho, a Prefeitura do Recife recebeu uma ação judicial com um prazo de quinze dias para retomar a limpeza dos rios Beberibe e Capibaribe, que cortam a cidade. Na época, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) disse que não tinha recebido a ação e estava trabalhando em um edital para contratação do trabalho provisório de limpeza o mais breve possível.

No fim do mesmo mês, a prefeitura anunciou a retomada da limpeza do rio com o Ecobarco, que, segundo os dados divulgados pela empresa, recolheu 8.791 kg durante todo o mês de agosto. A Emlurb informou que a limpeza é realizada em todas as áreas navegáveis do Capibaribe, incluindo as ilhas do Centro do Recife, a Zona Norte até a BR 101, e na bacia do Pina e seus afluentes.

Mais lidas