Mau atendimento

Cliente presta queixa contra Bar do Neno após agressão racista de garçom

Amanda Duarte
Amanda Duarte
Publicado em 07/07/2015 às 20:15
Leitura:

Clientes relatam que o não pagamento dos 10% ao garçom foi o estopim da confusão na noite de domingo / Foto: Isabella Valle/Acervo JC Imagem

Clientes relatam que o não pagamento dos 10% ao garçom foi o estopim da confusão na noite de domingo Foto: Isabella Valle/Acervo JC Imagem

O Bar do Neno, localizado na Rua Padre Roma, Parnamirim, na Zona Norte do Recife, está sendo alvo de acusações de racismo. Na tarde desta terça-feira (7), o empresário Fábio Martins fez um Boletim de Ocorrência (BO) relatando uma situação na qual teria sido alvo de comentários discriminatórios na saída do estabelecimento comercial.

Em relato publicado na rede social Facebook, o professor José Carlos Marçal, amigo de Fábio, alega que um garçom do bar teria dito que o empresário era um “negro filho da p#!@" e "negro liso”. As agressões começaram após a decisão de não pagar a taxa de serviço de 10%. O caso aconteceu na noite do domingo (5) e o post já tem mais de 940 compartilhamentos, além de mais de 50 comentários de apoio e indignação. Na fanpage do Bar, clientes pedem explicação e fazem péssimas avaliações do estabelecimento.



Ainda na publicação, José Carlos, conhecido como Jc Marçal, conta que após a primeira rodada de chope, Fábio perguntou ao garçom se a próxima poderia vir sem tanto colarinho. O garçom negou o pedido de forma ríspida, dizendo que o chope do bar era daquele jeito. José ainda conta que os amigos ficaram "constrangidos e surpresos com a grosseria do garçom". "Então começamos a pedir cerveja, mas eu não destratei ele em momento algum", diz o empresário.

Na hora de pagar a conta, que somou R$ 450, os amigos decidiram por não desembolsar os 10% de serviço. "O garçom estava do lado de Fernanda, esposa de Jc Marçal, e questionou por que não íamos pagar. Ela explicou que ele tinha me destratado e não estávamos satisfeitos com o atendimento", destacou Fábio. Segundo a publicação, foi nesse momento que o garçom virou e xingou o empresário de "negro filho da p#!@"". Indignada, Fernanda, que ouviu o xingamento, exigiu a presença do gerente, mas foi informada que ele não estava no bar. O relato de João continua na rede social: "Quando decidimos sair, o garçom disse negro liso da p*%#", eu voltei e disse que iria abrir um processo contra ele e contra o bar. Eles debocharam: "Chama teus advogadozinhos." 

Colarinho - largo - do chope teria iniciado o caso que terminou com agressões verbais

Colarinho - largo - do chope teria iniciado o caso que terminou com agressões verbaisFoto: Isabella Valle/Acervo JC Imagem

"Estávamos muito transtornados, ficamos sem ação, não esperávamos que isso fosse acontecer", comentou Fábio. Além do BO, o advogado disse que vai denunciar a situação para o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco, conhecido como GT Racismo. Sobre o garçom, ele espera que o bar tome as devidas providências em consideração aos clientes. "Eu quero que o garçom se eduque como pessoa porque ele não pode continuar fazendo isso. Em pleno século 21 é um absurdo conviver com o racismo", finaliza.

Procurados, os sócios do Bar do Neno e Bar do Lula se posicionaram em nota dizendo que repudiam qualquer forma de discriminação. O texto ainda traz um pedido de desculpas pelas ofensas denunciadas e garante que o caso está sendo analisado para que os fatos sejam esclarecidos. Confira a nota na íntegra:

"Tendo em vista a postagem veiculada pelo Srs. JC Marçal e Fábio Martins em nossa página, bem como os comentários que se seguiram, gostaríamos de reafirmar o nosso repúdio a qualquer forma de discriminação, preconceito, violência ou grosseria. 

Por princípios e convicções, ao longo de mais de 20 anos de atuação, sempre pautamos as nossas ações e orientamos os nossos funcionários a trabalhar com respeito e consideração a todas as pessoas, especialmente os nossos clientes, que são essenciais à nossa existência. Estamos trabalhando intensamente para esclarecer e compreender completamente os fatos relatados na aludida postagem, de modo a tratar adequadamente o assunto e os eventuais responsáveis pedindo, desde já, independentemente de qualquer conclusão a respeito, as nossas sinceras desculpas as pessoas mencionadas na aludida postagem, assim como a todos aqueles que tenham se sentido ofendidos."

Mais lidas