Fortes chuvas

Seis municípios da RMR decretam estado de alerta

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/07/2015 às 18:25
Leitura:

Estado de alerta permite maior mobilização das secretarias e dos diversos órgãos das Prefeituras, além de ampliar o número de pessoas envolvidas em ações de defesa e proteção civil / Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Estado de alerta permite maior mobilização das secretarias e dos diversos órgãos das Prefeituras, além de ampliar o número de pessoas envolvidas em ações de defesa e proteção civil Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

Com o grande volume de água acumulada nas últimas 24 horas devido às fortes chuvas, vários municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) decretaram estado de alerta neste sábado (4). Tal decreto permite maior mobilização das secretarias e dos diversos órgãos das Prefeituras, além de ampliar o número de pessoas envolvidas em ações de defesa e proteção civil. Até o início da noite deste sábado, pelo menos prefeituras de seis municípios decretaram alerta: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Moreno. 

Criado neste sábado pelo governador Paulo Câmara, o Gabinete de Proteção Civil registrou nas últimas dez horas e até as 19h deste sábado, 387 ocorrências devido às chuvas no Estado. As ocorrências foram quedas de barreiras e de árvores, solicitações de vistorias e alagamentos. Dezesseis municípios da RMR e da Zona da Mata acionaram as suas coordenadorias municipais de defesa civil.

No Recife, o estado de alerta foi um pedido da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec) ao prefeito Geraldo Julio. Nas últimas 24 horas, a Sedec registrou um volume de chuva de 118 mm. Na última segunda (29), foi contabilizada a maior chuva dos últimos 29 anos, quando em 24h choveu 228 mm, número equivalente a 16 dias do mês de junho. Na capital, duas pessoas ficaram feridas com o desabamento de uma casa no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte.

AUXÍLIO DO EXÉRCITO - No município vizinho de Jaboatão dos Guararapes, foram 99 mm, das 19h desta sexta até as 7h deste sábado (4), gerando saturação do solo e provocando deslizamentos e alagamentos. Diante disso, o prefeito Elias Gomes instituiu alerta máximo ao município e também solicitou, no final da noite deste sábado, o auxílio do Exército Brasileiro, principalmente com botes salva vidas, carros altos e efetivo para ajudar o município no auxílio às vítimas dessa enchente, especialmente no bairro da Muribeca. Na madrugada da sexta até o meio-dia deste sábado, foram registradas 42 ocorrências, todas sem vítimas.

Confira galeria de pontos alagados este sábado na RMR:

Márcio Carvalho/ComuniQ
Zona Norte do Recife - Márcio Carvalho/ComuniQ
Ivone Oliveira/ Facebook
Jardim Brasil I, Olinda - Ivone Oliveira/ Facebook
Wildson Farias/ComuniQ
Rua Olívia Menelau, Imbiribeira, Recife - Wildson Farias/ComuniQ
Alex Nascimento/ComuniQ
Arthur Lundgren I, Paulista - Alex Nascimento/ComuniQ
Jaedson José/ComuniQ
Rua da Concórdia, bairro de São José, Recife - Jaedson José/ComuniQ
João Vitor/ Facebook
Rua São Caetano, Cruz de Rebouças, Igarassu - João Vitor/ Facebook
Patrícia Falcão/ Facebook
Rua Braz Miranda, Umuarama, Olinda - Patrícia Falcão/ Facebook
Halinson Mariana/ Facebook
Avenida Visconde de Jequitinhonha, Boa Viagem, Recife - Halinson Mariana/ Facebook
Eugenio Filho/ Facebook
Rua Antônio Carneiro, Jiquiá, Recife - Eugenio Filho/ Facebook
Patrícia Falcão/ Facebook
Rua Braz Miranda, Umuarama, Olinda - Patrícia Falcão/ Facebook
Daniel Alves/ ComuniQ
Bairro de Maranguape, Paulista - Daniel Alves/ ComuniQ
Mariangela Abençoada/ Facebook
Moreno, Grande Recife - Mariangela Abençoada/ Facebook
Gutenberg Ferreira/ Facebook
Rua Carvalho de Mendonça, Afogados, Recife - Gutenberg Ferreira/ Facebook
DJ Melo/ ComuniQ
Rua do Progresso, Prazeres, Jaboatão - DJ Melo/ ComuniQ
  Paula Muniz/ ComuniQ
Avenida Presidente Kennedy, Olinda - Paula Muniz/ ComuniQ
Saskya Melo/ Facebook
Ipsep, próximo ao estacionamento da Faculdade Boa Viagem, Recife - Saskya Melo/ Facebook
Rodrigo Barros/ ComuniQ
Guabiraba, vista para a BR-101, Recife - Rodrigo Barros/ ComuniQ
Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
- Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
- Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Casa Forte, Recife - Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
- Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Isabela Barros/Cortesia
Rua Carlos Leite Moreira, Casa Caiada, Olinda - Isabela Barros/Cortesia
Foto: Benira Maia/NE10
Recife, visão do bairro da Madalena - Foto: Benira Maia/NE10
Foto: Mirella Martins/Social1
Árvore cai no campus da UFPE, no Centro de Artes e Comunicação - Foto: Mirella Martins/Social1

A Prefeitura de Olinda decretou o alerta e recomendou, através da Defesa Civil, que moradores em área de risco procurem casas de familiares e amigos até que seja seguro voltar para as suas residências. Um abrigo localizado no bairro de Ouro Preto está pronto para receber as famílias em áreas de perigo de deslizamento.

No município de Ipojuca, a Prefeitura está monitorando as áreas de risco. Nas últimas 24h choveu no município 85 mm e foram registrados 15 deslizamentos, incluindo uma queda de barreira na PE-60 e outra na PE-51, que dá acesso à praia de Serrambi. Não há registro de vítimas. 

Já no Cabo de Santo Agostinho, nas últimas 24 horas o índice pluviométrico foi de 125 milímetros. Foram registradas várias ocorrências em toda a cidade, entre elas deslizamento de barreiras, queda de árvores, muro de arrumo e alagamentos. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil, equipes do órgão e de secretarias da Prefeitura estão atendendo aos chamados. Não foram registradas vítimas.

Em Moreno, o prefeito Dilsinho Gomes convocou servidores de todas as secretarias municipais para dar apoio ao trabalho da Defesa Civil do município. Já foram registradas 17 ocorrências, sendo 14 deslizamentos de barreiras, todos sem vítimas. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informa estar cadastrando famílias desalojadas.

Equipes da Defesa Civil estão de prontidão no Recife e atendem pelo número 0800.081.3400. Em Ipojuca, o telefone é o 0800.281.0620. Em Jaboatão, os moradores podem ligar para e 0800 281 2099 e, no Cabo, o telefone é o 0800.281.1531. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) atende pelo 3181-2490.

Mais lidas