Denúncia

Representante do Banco do Brasil vai esclarecer dólares falsos nos EUA

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 26/06/2015 às 19:26
Leitura:

Amanda (foto) e o pai correm risco de responder processo por tentar depositar o dinheiro nos EUA / Foto: Facebook

Amanda (foto) e o pai correm risco de responder processo por tentar depositar o dinheiro nos EUA Foto: Facebook

O Banco do Brasil assumirá oficialmente a culpa pelo erro de ter vendido dólares falsos para a família da brasileira Amanda Silva, 24 anos, que corre o risco de ser presa nos Estados Unidos por ter tentado depositar dólares falsos em uma agência americana.  A informação foi repassada ao Portal NE10 pela tia de Amanda, Maria de Fátima Silva. Foi ela quem comprou os US$ 2.820 dólares na agência do BB localizada na Avenida Rio Branco, no Centro do Recife.

Segundo Fátima, a Superintendência do Banco do Brasil em Pernambuco entrou em contato com ela, por volta das 18h desta sexta-feira (26), para informar que um representante do banco já estava no Texas tomando as devidas providências.  “Depois de dois dias de angústia, finalmente o Banco do Brasil entrou em contato para dizer que assumiria o erro. Vamos aguardar para que todo esse absurdo seja mesmo resolvido”, disse Maria de Fátima.

O dinheiro comprado no Recife no dia 18 de junho foi levado para os EUA pelo pai de Amanda, o empresário João Neto da Silva. Ao chegar à cidade de Houston (Texas) na manhã da quarta-feira (26), o empresário e a filha foram depositar o dinheiro na agência americana Bank of America. No caixa, a atendente colocou as notas na máquina de contagem e averiguação e, após conferir por duas vezes, informou que todas eram falsas. A polícia foi chamada e pai e filha correm risco de responder processo. O empresário está proibido de sair do país até que tudo seja resolvido. A polícia americana teria dado o prazo de 48 horas para que a família apresente justificativa.

Os dólares falsos foram comprados no Recife

Os dólares falsos foram comprados no RecifeFoto: notas

Na quinta-feira (26), quando Maria de Fátima foi até a agência no Recife pedir explicações ao Banco, eles chegaram assumiu o erro e ressarciram o dinheiro, mas se negaram a fornecer um documento oficial para que a família apresentasse à Justiça Americana. “O problema não é simplesmente o ressarcimento do valor. É muito mais sério, podemos ser presos. Eles (BB) precisam entrar em contato com a justiça americana”, afirmou Amanda na tarde de ontem.

Na manhã desta sexta, ainda sem ter recebido uma resposta do Banco do Brasil, Amanda e o pai procuraram o consulado brasileiro em Houston. De acordo com a brasileira, os funcionários do consulado disseram que entrarão em contato com o Itamaraty, em Brasília, para que solicite esclarecimentos à Central do Branco Brasil. Procurado pelo Portal NE10, o Itamaraty respondeu que “tem conhecimento do caso e está prestando assistência aos brasileiros. A partir do relato oficial recebido de Houston, será possível avaliar as medidas a tomar tanto nos EUA quanto no Brasil”.

RESPOSTA –  A Superintendência do Banco do Brasil em Pernambuco divulgou nota à imprensa somente na noite desta sexta-feira, afirmando apenas que “está apurando os fatos ocorridos, ao mesmo tempo em que adota as providências necessárias para prestar apoio à cliente no exterior".

Mais lidas