Comemoração

Compesa faz doação de mil mudas de Pau-Brasil para projeto de arborização do Recife

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 28/05/2015 às 22:30
Leitura:

Mudas devem ser plantadas em praças e escolas coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife / Foto: Reprodução

Mudas devem ser plantadas em praças e escolas coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife Foto: Reprodução

Para comemorar o Dia Nacional do Pau-Brasil e o Dia da Mata Atlântica (comemorados nos dias 03/05 e 27/05, respectivamente), a  Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) promove nesta sexta-feira (29) um evento onde serão doadas mil mudas da espécie Pau-Brasil para a Prefeitura do Recife. O  evento será realizado na Rua da Aurora, em frente à Compesa, no número 777, a partir das 9h.

As mudas serão destinadas ao projeto de arborização do Recife, que envolve ações em praças e escolas coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS).

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, participará do evento e  fará plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, árvore com nome científico Caesalpinia Echinata, que deu nome ao país, conhecida popularmente por Pau-Brasil ou Ibirapitanga.

O evento também abrigará a Exposição Pau-Brasil no estacionamento da Compesa, na Rua da Aurora, que contará a história da árvore, além de apresentar os constituintes dela, bem como seus subprodutos, como o corante e o arco de violino.

A exposição ficará ao ar livre e será aberta ao público no horário da manhã, sendo uma parceria com a FUNBRASIL, que já possui projetos de reflorestamento nas margens do Rio Capibaribe promovidos pela Compesa. Como parte cultural, haverá também a apresentação do violeiro Biu Caboclo, apresentando repentes e rimas sobre o pau-brasil.

Mais lidas