Inovação

Projeto desenvolve nanosensores para detectar poluição nos rios

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 20/05/2015 às 16:31
Leitura:

Com a  intenção de produzir nanosensores para detectarem micropoluentes na água, foi desenvolvido pelo Departamentos de Química Fundamental e Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco um projeto apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade - UFPE).

O projeto tem como objetivo monitorar a qualidade da água e detectar micropoluentes nos rios Capibaribe e Ipojuca, na região de Caruaru e Toritama. De acordo com o Coordenador da primeira etapa do projeto, Professor Dr. Petrus Santa Cruz, primeiramente se pretendeu estabelecer um sistema de reconhecimento do esgoto doméstico não tratado que chega aos rios.

Para essa identificação, o projeto utiliza processos tecnológicos inovadores baseados na printônica - impressão de dispositivos com materiais nanoestruturados.

A produção desse tipo de dispositivo só é possível graças a uma impressora chamada DMP – Dimatix Material Printer - que foi importada pela Fade do Japão com recursos do projeto. 

 

Mais lidas