Inseguraça

Comerciantes denunciam frequentes arrombamentos de lojas na Rua do Riachuelo

Mayra
Mayra
Publicado em 04/05/2015 às 13:00
Leitura:

Lojas da Rua do Riachuelo são alvos constantes de assaltos / Foto: Mayra Cavalcanti/NE10

Lojas da Rua do Riachuelo são alvos constantes de assaltos Foto: Mayra Cavalcanti/NE10

Era uma hora da manhã do último domingo de abril quando a comerciante Josefa da Silva foi informada que sua loja de cosméticos, localizada na Rua do Riachuelo, no Centro do Recife, havia sido arrombada. Ao chegar ao local, percebeu várias prateleiras vazias. Além disso, o dinheiro do caixa tinha sido levado, junto com computadores, laptops, secadores de cabelo e outros objetos, totalizando um prejuízo de R$ 13 mil.

Recomeço com prateleiras vazias depois dos assaltos preocupa os comerciantes

Recomeço com prateleiras vazias depois dos assaltos preocupa os comerciantesFoto: Mayra Cavalcanti/NE10

Na mesma semana, não apenas a loja de Josefa foi arrombada, como também uma padaria e um restaurante que ficam na mesma rua. Segundo relato dos comerciantes, os assaltantes agem sempre da mesma forma: à noite, usam um pé de cabra para abrir os portões de ferro das lojas e fazem um verdadeiro "rapa" nos objetos à venda. "Não conheço um comerciante daqui que nunca tenha sido assaltado. É uma situação revoltante, porque não vemos nenhum tipo de ajuda da polícia", afirma Josefa.

O também comerciante Antônio Lima, dono de uma farmácia na Rua do Riachuelo, trabalha no local há cinco anos. "Em média, duas lojas são assaltadas por dia aqui. Há três meses entraram na minha farmácia e roubaram alguns produtos. Isto começou depois que retiraram os postos policiais que ficavam no 7 de Setembro e na Imperatriz", denuncia.

Para driblar a ação dos bandidos, os comerciantes se juntaram para contratar um vigilante e também investiram em câmeras. "Quando fui fazer o boletim de ocorrência, a polícia disse que não poderia fazer nada. Se eles não podem, quem pode?", relata Josefa. A Assessoria de Comunicação da Polícia Militar informou, por meio de uma nota, que o policiamento na localidade é feito pelo 16º batalhão, que faz rondas diurnas, com três viaturas da Patrulha do Bairro e motopatrulheiros, além do recobrimento do Gati.

A comerciante Josefa da Silva registrou um boletim de ocorrência após arrombamento de sua loja

A comerciante Josefa da Silva registrou um boletim de ocorrência após arrombamento de sua lojaFoto: Mayra Cavalcanti/NE10

A assessoria também declarou que são feitas abordagens para reduzir a criminalidade no local e que já existe ordem de serviço para intensificação de rondas naquela rua. Para as pessoas que desejarem fazer denúncias, o telefone do 16º batalhão é o (81) 3181.1791.

Mais lidas