Sinal de trânsito

Assaltos na Agamenon prejudicam verdadeiros pipoqueiros

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 24/04/2015 às 19:12
Leitura:

Verdadeiros pipoqueiros dizem que assaltos tem gerado prejuízos / Foto: Marília Banholzer/NE10

Verdadeiros pipoqueiros dizem que assaltos tem gerado prejuízos Foto: Marília Banholzer/NE10

A pipoca vendida nos sinais das principais avenidas do Recife, em especial da Agamenon Magalhães, na área central, tem se tornado uma dor de cabeça. Casos em que falsos pipoqueiros assaltam motoristas presos no congestionamento tem assustado a população, prejudicando os verdadeiros trabalhadores e dando mais trabalho para o policiamento.

A onda de assaltos já causou queda nas vendas. De acordo com a ambulante Missilene Monteiro, 28 anos, somente este mês a redução chegou aos 80%. "Sempre houve essa história de que os pipoqueiros roubam. As pessoas estão com medo. Tem muita gente que nem abre mais o vidro. As vendas estão caindo muito", avaliou a jovem que trabalha há seis meses nas proximidades da Praça do Derby, no Centro.

Vendedores de pipoca sentem a insegurança no bolso

Vendedores de pipoca sentem a insegurança no bolsoFoto: Marília Banholzer/NE10

A vendedora alerta que os motoristas devem ficar atentos às supostas promoções. "Geralmente esses falsos pipoqueiros são uns pivetes que usam drogas. Eles compram qualquer tipo de pipoca pra vender bem barato e chamar a atenção do cliente com a 'promoção'. Quando a pessoa abre o vidro é um assalto", contou Missilene.

Sentindo-se prejudicado, o vendedor de pipoca e água Adilson Vicente trabalha desde fevereiro na Agamenon Magalhães e diz que as pessoas estão tão assustadas que mal abrem o vidro do carro quando querem comprar seus produtos. "O povo está olhando meio atravessado. Abre só uma brecha do vidro que quase não dá pra passar a pipoca", reclama ele, que chega a ganhar R$ 800 por mês sendo pipoqueiro de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Adilson reclama que os motoristas estão amendrontados

Adilson reclama que os motoristas estão amendrontadosFoto: Marília Banholzer/NE10

"Preciso desse dinheiro para ajudar no sustento de casa. Tenho uma esposa e três filhos, sem esse dinheiro fica complicado", reclamou Adilson, que reconhece o perigo da sequência de casos de assaltos. "Hoje mesmo dois meninos tentaram assaltar uma mulher. A gente chamou duas viaturas que estavam por aqui mas a polícia não conseguiu pegar eles", ressaltou.

Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, seis adolescentes já foram apreendidos nos últimos 15 dias, suspeitos de se passarem por pipoqueiros no Agamenon Magalhães para assaltar os motoristas. A PM informou que houve incremento do policiamento na área, mas números não foram divulgados. Foram priorizados policiais em motocicletas para facilitar o trânsito dos agentes no tráfego congestionado. O reforço acontece no horário de pico, por volta das 18h.

Confira dicas do assessor de comunicação da PM, Capitão Júlio Aragão, para evitar assaltos em vias muito movimentadas:

- Não utilizar aparelhos eletrônicos evitando distrações no trânsito
- Evitar expor objetos de valor deixando-o no banco de passageiro
- Evitar comprar produtos dos ambulantes
- Pela noite reduzir a velocidade nas imediações dos semáforos, para evitar estacionar e ficar muito tempo exposto
- Evitar passar pelo canteiro esquerdo, onde fica o motorista

Mais lidas