Terça-feira

Veja o que abre e o que fecha no Grande Recife no feriado de Tiradentes

Maria Luiza Veiga
Maria Luiza Veiga
Publicado em 17/04/2015 às 15:30
Leitura:

 / Foto: NE10

Foto: NE10

Nesta terça-feira (21) é lembrado o feriado de Tiradentes, em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, dentista que ficou conhecido por ser líder da Inconfidência Mineira em 1789. Por causa disso, alguns serviços oferecidos à população terão horário de funcionamento alterado no Grande Recife. Na segunda-feira (20), o funcionamento é normal em quase todas as operações. 

O Governo do Estado e a Prefeitura do Recife e de Jaboatão dos Guararapes determinaram funcionamento normal das repartições públicas. As prefeituras do Cabo de Santo Agostinho e de Paulista decretaram ponto facultativo. Confira o funcionamento dos serviços:

BANCOS - Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Tiradentes (21), segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Operações bancárias podem ser feitas por meio de caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone, casas lotéricas, etc. As contas e carnês com vencimento marcado para a data poderão ser pagos no dia seguinte, a quarta-feira (22). Na segunda, o atendimento é normal.

CICLOFAIXA E ACADEMIA RECIFE - Os ciclistas poderão aproveitar a ciclofaixa duplamente neste feriado. No domingo e na terça, o trajeto de 36,5 quilômetros estará disponível, das 7h às 16h. As Academias Recife não funcionarão na terça-feira, mas abrem na segunda.

COMÉRCIO DO CENTRO E BAIRROS - Na segunda, o funcionamento é normal. Na terça-feira, as lojas estarão fechadas.

CORREIOS -  Na terça-feira (21) apenas a agência Correios do Aeroporto de Recife funcionará, com horário reduzido das 9h às 13h. 

DETRAN - As unidades de Gravatá e Itambé decretaram ponto facultativo na segunda-feira (20). As demais unidades funcionarão normalmente no dia que antecede o feriado. Na terça, todas as unidades estarão fechadas. 

ESCOLAS

- Municipais: O funcionamento será normal na segunda-feira. Na terça, escolas e creches fecham.

- Estaduais: Por causa da greve dos professores estaduais, a Secretaria de Educação do Estado orienta que pais e alunos entrem em contato com as instituições de ensino para saber como será o expediente na segunda-feira, já que algumas estão funcionando parcialmente. Na terça, não haverá expediente nas escolas.

ESPAÇOS CULTURAIS - O Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, estará aberto no dia do feriado, das 9h às 17h. O Jardim Botânico do Recife estará fechado para visitação na terça-feira.

EXPRESSO CIDADÃO - O expediente na segunda-feira que antecede o feriado será normal. Já na terça, todas as unidades estarão fechadas.

JUSTIÇA

- JFPE: Na segunda-feira, o funcionamento é normal. Na terça, não haverá expediente.

- TJPE: A justiça estadual funcionará em regime de plantão. Durante o Tiradentes, o plantão de 1º Grau será realizado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, na área central do Recife. Já os de 2º Grau acontecerão no Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio, todos no horário de 13h às 17h.

MERCADOS E FEIRAS - os mercados públicos funcionarão em horário especial na terça-feira, das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates, conhecido como Camelódromo, e o Mercado Público das Frutas não funcionarão. As feiras livres dos bairros funcionam normalmente na segunda e na terça.

SAÚDE - Na segunda, o atendimento é normal em todas as unidades de saúde do Recife. Na terça-feira, as Upinhas 24h estarão abertas para pequenas urgências e atendimento de casos suspeitos de dengue. As Unidades de Saúde da Família e Unidades Tradicionais estarão fechadas no feriado.

Será disponibilizado atendimento 24h para mulheres vítimas de violência nas maternidades municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques.

Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente. 

SHOPPINGS

- Boa Vista: O shopping funciona normalmente na segunda-feira. Na terça, das 11h às 19h, para lojas e praça de alimentação. O Game Station abre das 11h às 21h e o cinema conforme a programação.

- Guararapes: O mall funciona normalmente, tanto na segunda como no Tiradentes, a partir das 9h até as 22h. O Hiper Bompreço abre às 8h.

- Paço Algândega: Na segunda, abre no horário normal. No feriado, o shopping funcionará das 12h às 21h, com todas as operações.

- Plaza: O mall funciona normal na segunda. Na terça, abrirá das 12h às 21h, para lojas e alimentação

- Recife: Na segunda, abre normal. No feriado, o centro de compras funciona das 12h às 21h, para todas as operações.

- RioMar: Na segunda, funciona normalmente. No feriado, o shopping abre das 12h às 21h, para lojas e praça de alimentação.

- Tacaruna: Na segunda-feira, o funcionamento é normal. Na terça, as operações comerciais do shopping funcionarão das 12h às 21h. O Hiper bompreço abre das 9h às 21h e o cinema das 13h a 0h.

SUPERMERCADOS - Funcionarão normalmente, tanto na segunda-feira como na terça.

Mais lidas